sexta-feira, 3 de julho de 2015

Captar Luz e Cor


Os sensores de imagem das câmaras digitais estão projectados para produzir cores que correspondam às cores da cena original. No entanto, existe um grande leque de variações entre sensores e entre os circuitos e os programas que processam as imagens cruas até fotografias finais. Os resultados obtidos dependem, em parte, da exactidão com que a imagem é exposta e da correspondência entre o balanço de brancos do sensor e a tonalidade da cor que ilumina o sujeito. Mas as diferenças de resultados podem ser ainda mais subtis.

Com câmaras de filme, os fotógrafos exploravam uma grande variedade de filmes, antes de escolherem aqueles que mais lhes agradavam. Isto porque cada tipo de filme tem características únicas. Em alguns o grão é muito pequeno, noutros é maior. Um determinado filme pode reproduzir cores mais quentes que outros, ou ligeiramente mais frias. Estas variações subtis entre filmes são muito ligeiras, mas mesmo assim perceptíveis, e com o tempo os fotógrafos tendiam para o uso de um único filme. O “filme” em forma de sensor de imagem, está integrado no corpo da câmara. Quaisquer que sejam as suas características, serão aquelas com que vai ter que lidar até adquirir uma câmara nova.


Sem comentários: