sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Modo Macro e Objectivas Macro

Na fotografia de close-up e de pequenos objectos as câmaras digitais têm uma enorme vantagem relativamente às tradicionais câmaras analógicas, porque permitem visualizar os resultados e fazer ajustes enquanto fotografa. Se uma fotografia não sair como esperava, basta apagá-la e tentar de novo. Os fotógrafos de filme tinham de esperar que a película fosse revelada pelo laboratório para verem os resultados e fazer os ajustes. Enquanto isso, a oportunidade tinha passado e provavelmente não poderiam voltar ao local. Tire partido dessa resposta instantânea e aproveite para experimentar e aprender.

Quando fotografar objectos pequenos a distância focal da sua objectiva e a distância de focagem mínima afectam o tamanho do assunto captado. Por exemplo, se fotografar uma moeda pequena, provavelmente não quer captar uma grande quantidade do plano de fundo, mas antes preencher a imagem com a moeda para que ela pareça grande. Em muitos casos aproximar o assunto com o zoom da objectiva será o suficiente. No entanto as objectivas macro ou com um modo Macro permitem-lhe aproximar-se ainda mais do motivo, tornando-o muito maior na imagem final. Se não poder aproximar-se o suficiente de um objecto para preencher a área da imagem pode sempre reenquadrá-la posteriormente e cortar as áreas que não quer. No entanto, quanto mais cortar menor ficará a imagem.

Um carril de focagem permite-lhe
fazer ajustes precisos na distância
entre a câmara e o assunto.
A forma como capta planos aproximados (close-up) depende em parte da câmara:

• As câmaras de apontar-e-disparar e outras de objectiva fixa normalmente têm um modo Macro que lhe permite aproximar-se do assunto. Quando utiliza uma destas câmaras deve enquadrar a imagem no ecrã, especialmente se estiver mais próximo que 90 cm. Se não o fizer, um assunto centrado na cena não estará centrado na imagem, a menos que utilize uma câmara com um visor electrónico para visualizar a cena através da objectiva. Com muitas destas câmaras é difícil focar de forma precisa em situações de close-up.

O ícone universal para
o modo Macro.
• As câmaras reflex digitais mostram a cena a partir da objectiva e há objectivas macro, ou com um com um modo Macro, que lhe permitem aproximar-se mais do que o normal. Se reparar em algumas fotografias macro verá que raramente parecem estar nítidas desde o primeiro plano até ao plano de fundo, porque a profundidade de campo na fotografia de close-up tende a ser diminuta. É possível aumentar a profundidade de campo utilizando uma abertura pequena, mas quando se aproxima demasiado não espere obter grande profundidade de campo – talvez pouco mais de um centímetro. O melhor é compor a cena de forma a que os objectos mais importantes coincidam com o mesmo plano. Dessa forma, se um estiver focado todos os outros estarão. Outra alternativa a experimentar uma objectiva mais curta, com um ângulo de visão mais abrangente. Isso vai dar-lhe uma profundidade de campo maior e incluir mais do plano do fundo para contextualizar a cena.

Quando foca objectos muito próximos, lembre-se que a profundidade de campo inclui o plano de focagem e uma área à frente e outra atrás desse plano. Irá perceber que na fotografia de close-up metade da área mais nítida está à frente do plano de foco e outra metade atrás dele.

Uma profundidade de campo limitada tem os seus benefícios, por isso, não tem necessariamente de encarar isso como um problema.

As objectivas macro permitem-lhe aproximar-se muito do assunto, mas têm uma profundidade de campo muito curta. Aqui focou-se o olho do tritão para que fosse a área mais nítida da foto.
Um flash anelar dispara um
circulo de luz, embora
dispara os dois lados
separadamente ou com
intensidades diferentes.
Um plano de fundo desfocado pode ajudar a isolar um assunto pequeno, mantendo-o nítido.

Muitas fotografias de close-up abordam motivos pequenos que não preencham completamente o visor. O sistema de exposição automática pode ser induzido em erro se a luminosidade do assunto for diferente da do extenso plano de fundo. A medição avalia a quantidade de luz reflectida pela cena e pode adoptar uma exposição que torne o assunto principal demasiado claro ou escuro. Nesses casos, utilize o modo de medição Pontual ou a compensação da exposição para ajustar a luminosidade do plano de fundo. Se uma imagem for demasiado escura aumente a exposição e, se for demasiado clara diminua-a.

Quando quiser aumentar a profundidade de campo na fotografia de close-up, deve tentar:

• Aumentar a iluminação do assunto para diminuir a abertura.

• Não se aproximar demasiado do motivo.

• Focar para algo ao centro da cena (entre o primeiro plano e o fundo), pois na fotografia de close-up a profundidade de campo está metade à frente e metade atrás do plano de foco principal.

• Passar para o modo de Prioridade à Abertura e escolher uma abertura pequena, como f/11.

• Utilizar um flash anelar.


Sem comentários: