![]() |
Andres Segovia O grande músico tocava um instrumento criado por Santos Hernandez, que tinha colaborado com Ramirez. Esta guitarra inspirou Hauser, que fabricou uma imitação. |
Com sede em Munique, o lendário construtor de guitarras Herman Hauser (1882-1952) começou por criar guitarras segundo as tradições da Europa Central do século XIX. Nos anos 20, adopta um método novo, após o encontro com Andres Segovia, que tocava uma guitarra Santos Hernandez.
FABRICO DA EUROPA DO NORTE
Nas décadas de 20 e 30, Herman Hauser estudou o fabrico da guitarra espanhola e o sistema estabelecido pelo luthier Antonio de Torres no século XIX. Os instrumentos que começou a fabricar nos anos 30 inspiravam-se assim nas melhores tradições. Concebeu um estilo de guitarra próprio, de caráter atrativo, que retomava o sistema de barras harmónicas em X de Torres. Por vezes ligeiramente mais pequenas que as guitarras espanholas, as suas guitarras criavam uma agradável mistura de tonalidades entre o tampo e a caixa de ressonância que, simultaneamente, produzia um som claro e cheio. Hauser esteve na origem do fabrico de guitarras da Europa do Norte, tradição que o seu filho Herman Hauser II e o seu neto Herman Hauser III continuaram a explorar. No início da sua carreira, Julian Bream tocava uma guitarra Hauser.
Sem comentários:
Enviar um comentário