Para além da luz principal, muitas fotografias são tiradas com uma luz de enchimento que, em exteriores, corresponde àquela que incide sobre o objeto, num dia de céu aberto. Em estúdio, esta luz é posicionada na direção oposta da principal. O objetivo não é eliminar as sombras, mas antes suavizá-las, ao iluminar apenas o suficiente para revelar os pormenores. Em algumas situações é utilizado um cartão de enchimento em vez de uma unidade de iluminação. Este reflete a luz principal, fazendo-a incidir sobre a parte do objeto que está à sombra. É possível alterar a posição da luz de enchimento para obter diferentes efeitos. Ao posicioná-la perto do eixo da objetiva, reduz a possibilidade de aparecerem sombras confusas que não favorecem o objeto. Como a luz de enchimento tem menos intensidade que a luz principal, ela pode ser mais facilmente dominada pela luz ambiente vinda dos candeeiros ou das janelas. Esta luz ambiente não é necessariamente nociva, desde que tenha em mente o seu efeito no balanço de brancos. Para eliminar ou reduzir a luz ambiente, basta apagar os candeeiros ou fechar as persianas das janelas.
A luz de enchimento tem normalmente metade da intensidade da luz principal. A sua intensidade relativa pode ser controlada de várias maneiras. Por exemplo, pode ser afastada do objeto, podem ser usados difusores, ou pode-se usar uma unidade de luz menos potente. Na luz de flash, também é possível ajustar as proporções de iluminação entre as luzes, especificando a diferença entre os valores de exposição obtidos. Algumas luzes contínuas possuem um interruptor regulador de potência.
Quando usa duas ou mais fontes de luz para iluminar uma cena, as diferenças de intensidades são expressas como uma proporção. Por exemplo, se duas fontes de luz têm a mesma intensidade, a proporção é de 1:1. Se uma das luzes for mais intensa que a outra, as proporções podem ser de 2:1, 3:1, 4:1, etc. O primeiro número da proporção é o número de stops de diferença entre os dois níveis de iluminação. Quanto maior for a proporção, mais contrastada será a imagem. Em proporções muito elevadas, as altas luzes e as sombras perdem informação.
A luz de enchimento, posicionada à direita do objeto, está cada vez mais próxima.






Sem comentários:
Enviar um comentário