domingo, 9 de agosto de 2009

Aves XXI

Andorinhão-preto Apus apus 16,5 cm

Passa a maior parte do tempo no ar - pode até dormir em voo! Costuma voar em grupo, descrevendo círculos rápidos e soltando guinchos estridentes. Cria em cavidades da rocha, nos muros velhos e no forro de alguns telhados. 
Andorinha-das-chaminés Hirundo rustica, 19 cm

Ave migradoura, muito comum. Nidifica na Europa e passa o Inverno em África. Voa com rapidez e grande agilidade, rodopiando com frequência sobre os charcos e cursos de água para apanhar insectos. Constrói o ninho em edifícios, servindo-se de palhas e de barro. O canto consiste num trinado agradável. 
Andorinha-dos-beirais Deiichon urbica 12,5 cm

Constrói o ninho com lama, geralmente no beiral dos telhados, deixando apenas um pequeno orifício de entrada. Alimenta-se quase exclusivamente em voo. Tem um canto menos variado que a Andorinha-das-chaminés, algo semelhante a um prrrt... 
Carriça Trogiodytes trogiodytes 9,5 cm

Encontra-se nos matos e nos maciços de arbustos baixos. Tem um voo directo, com um bater de asas muito rápido, fazendo lembrar um insecto. O canto é agradável e muito forte para o tamanho da ave. O macho chega a construir vários ninhos, para que a fêmea possa escolher um.

Sem comentários: