sábado, 22 de agosto de 2009

Princípios básicos da navegação

Não é só a mãozinha... 
As zonas do ecrã em que o cursor do rato se transforma numa pequena mão não são as únicas em que acontece algo quando se clica.
Também há os botões nas páginas Web: clicando neles, inicia-se uma acção, mesmo com o rato sob a forma de seta. Os principiantes podem ter dificuldade em reconhecê-los. Mas, habitualmente, são quadrados cinzentos que aparecem destacados na página.

O termo navegar significa consultar sucessivamente vários sítios da Internet. Mas, na realidade, durante a navegação, podem fazer-se muitas outras coisas, como transferir ficheiros, ouvir rádio on-line, etc. Neste capítulo, apresentamos noções fundamentais para poder utilizar os múltiplos recursos que a rede põe à sua disposição.
 
Programa de navegação

Usa-se este programa (em inglês, browser) para navegar na Internet.
Todos os computadores com o sistema operativo Windows – a partir da versão Windows 95 – já incluem um programa de navegação.
É por este motivo que o Internet Explorer (actualmente, na versão 7) é o programa mais utilizado no mundo. Geralmente
, para iniciar uma sessão de navegação, basta clicar em Iniciar > Todos os programas > Internet Explorer ou clicar no ícone correspondente ao programa no menu Iniciar ou no Ambiente de trabalho.
 
Página Web

A World Wide Web (ou, abreviadamente, a Web) é constituída por um conjunto de sítios, cada um composto por uma ou mais páginas, também conhecidas como páginas Web. As páginas podem ter diversas configurações: umas só com textos, outras similares a páginas de um jornal, compostas por textos e fotos, outras ainda contêm vídeos ou músicas.
Uma das características principais das páginas Web é a presença de áreas activas (ver também caixa ao lado). Ao passar o rato sobre estas áreas, geralmente textos sublinhados ou fotografias, o cursor transforma-se numa mão.
Isso significa que, clicando naquela área, alguma coisa sucederá. Por exemplo, pode ser transportado para outras páginas da Web ou activar os procedimentos para transferir ficheiros.
Seja qual for a estrutura da página, é o programa de navegação que permite visualizar o seu conteúdo no ecrã.
 
Onde encontrar um endereço?

As fontes são múltiplas. Encontra-o nas páginas de uma revista (as especializadas propõem diversos endereços em cada número).
Pode receber uma sugestão de um amigo ou tentar ao acaso: muitos sítios têm nomes intuitivos (por exemplo, www.nomedaempresa.pt ou .com). Porém, as duas principais fontes encontram-se no interior da própria Internet: os motores de busca e os links que remetem de um sítio para outro.
 
Links

O link (em português, significa ligação) é, talvez, o elemento mais característico de uma página da Web. Regra geral, apresenta-se sob a forma de uma palavra (ou frase) destacada e, muitas vezes, sublinhada. Ao clicar nesta, o internauta é transportado para outra secção do sítio ou para o interior de um sítio diferente.
Clicando num link, pode acontecer o seguinte:
● ser transportado para outra zona da mesma página;
● ser transportado para outra página, que aparece no lugar da que estava a ver;
● abrir-se uma segunda janela do programa de navegação, onde aparece a nova página, referente ao link, mantendo-se visível a página que estava a ver;
● iniciar-se uma actividade, como a transferência de um ficheiro ou a visualização de um vídeo.

 
by DECO

Sem comentários: