domingo, 1 de novembro de 2009

Internet Explorer

O Internet Explorer é, desde há muito, o programa de navegação mais utilizado no mundo. Como sempre acontece com o software mais popular, existem numerosas versões. Aqui descrevemos o funcionamento da versão 7.0. As principais diferenças evidenciam-se na interface gráfica (desenho renovado e navegação por abas), na segurança (inclui um filtro anti-phishing) e na integração de um leitor RSS, para receber as últimas actualizações Web. Se tiver um computador mais antigo, fique descansado: não existem grandes diferenças entre esta e as versões a partir da 5.0. 
1. Barra de endereços: aqui insere-se o endereço das páginas da Net a visitar. Muitas vezes, os endereços são precedidos pela sigla http://. Ao escrever um endereço, pode omiti-la e iniciar directamente com “www”.
2. Barra de menus: permite controlar todas as funções do Explorer.
3. Barra de ferramentas: alguns botões permitem aceder às funções principais do programa com apenas um clique. Esta barra é personalizável: podem acrescentar-se outros botões considerados úteis ou eliminar-se os que não se usam.
4. Hiperligações: pode inserir botões para aceder com um só clique aos seus sítios preferidos. Se criar muitas ligações, só as primeiras serão imediatamente visíveis. Para visualizar as restantes, clique sobre as aspas. Quando uma ligação não lhe interessar, pode eliminá-la clicando nela com o botão direito do rato e escolhendo Eliminar.
5. No interior da janela, aparece a página da Internet que está a visitar nesse momento. Se quiser ter duas páginas abertas, pode inserir uma nova aba 6. e conservar uma única janela ou abrir uma janela nova. Geralmente, as páginas são mais compridas do que o que se vê no ecrã. Utilizando a barra de deslizamento lateral, pode percorrer o documento de cima a baixo. Se tiver um rato com botão scroll, um pequeno botão rotativo, pode utilizá-lo para o mesmo fim. A quantidade de texto visível e a dimensão dos caracteres dependem das definições do ecrã. De qualquer forma, a janela maior também poderá ser ocupada por uma secção lateral, útil para desenvolver mais funções, que são activadas por comandos próprios: Histórico, Favoritos, Pesquisar, etc. Para fechá-la, clique na cruz em cima, à direita dessa secção.
7. Barra de estado: encontra-se na parte inferior do ecrã. Nela pode ver-se uma série de informações úteis relativas às páginas visitadas. 8. Se colocar o cursor do rato sobre um link (sem clicar), normalmente o endereço para onde esse link remete torna-se visível. 9. Quando se liga a um sítio, uma barra colorida mostra-lhe quanto falta para o sítio ficar visível na íntegra. Se estiver na modalidade Trabalhar off-line, no mesmo espaço, aparecerá um outro ícone a avisá-lo. A presença do ícone de um cadeado indica que foi activada uma ligação segura.
 
Personalizar o Internet Explorer

Muitos utilizadores preferem retirar a barra de estado, ganhando mais espaço para visualizar a página. Para escolher as barras a visualizar, seleccione Ver > Barra de ferramentas ou Ver > Barra de estado ou Ver > Barra do Explorer e assinale as que pretende tornar visíveis. Pode modificar a barra de ferramentas em Ver > Barra de ferramentas > Personalizar.
Se usa a versão 4, considere a hipótese de instalar uma mais actual (a 5 ou 6 já são aceitáveis), mas confira se o seu PC tem as características adequadas.

Sem comentários: