quinta-feira, 1 de abril de 2010

A guitarra clássica IV

Teoria dos acordes

Os acordes são formados por um mínimo de três notas diferentes.
Cada uma destas notas tem um nome segundo o lugar que ocupa no acorde.

À primeira nota do acorde chama-se tónica. Por exemplo, o Dó do acorde que se mostra no gráfico. A tónica é a nota que dá o nome ao acorde.
A segunda nota denomina-se ou modal. É a terceira nota na escala se partirmos da tónica. No nosso exemplo é Mi. Esta nota é também a que determina se o acorde é maior ou menor segundo a distância que a separa da tónica.
A terceira nota do acorde chama-se ou dominante. É a quinta nota, seguindo a escala musical, partindo da tónica. É Sol no nosso exemplo.
 
Resumindo:

A tónica é a primeira nota do acorde e a que lhe dá o nome.

A terceira ou modal é a terceira nota seguindo a escala musical. Pode estar a uma distância de dois tons da tónica (acorde maior) ou a um tom e meio da tónica (acorde menor).

A quinta, ou dominante, pode encontrar-se, dependendo de qual for a tónica, a três tons e meio da tónica (5ª justa), a três tons da tónica (5ª diminuída) ou a quatro tons da tónica (5ª aumentada).
Seguindo o gráfico da escala musical e contando as distâncias, vemos no nosso exemplo que a 5ª é justa, já que se encontra a três tons e meio da tónica.

Sem comentários: