sexta-feira, 5 de abril de 2013

Stenella coeruleoalba, Golfinho-riscado

Taxonomia
Mammalia, Cetacea, Odontoceti, Delphinidae.

Tipo de ocorrência
Madeira: Desconhece-se se é migrador ou visitante.

Classificação
Madeira: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto ao tamanho da população.

Distribuição
O golfinho-riscado está amplamente distribuído em regiões temperadas, subtropicais e tropicais; habita águas profundas onde ocorram grandes variações sazonais de temperatura.

A sua presença é regular nas águas do Arquipélago da Madeira.
 
População
O número relativamente pequeno de observações de animais desta espécie na Madeira, muitas vezes associados com golfinhos-comuns Delphinus delphis, não permite efectuar qualquer inferência relativamente ao tamanho da população e à sua tendência.

Habitat
O golfinho-riscado ocorre em zonas de mar aberto onde ingere, essencialmente, cefalópodes, peixes mesopelágicos e camarões (Leatherwood & Reeves 1983).

Factores de Ameaça
Não são conhecidas ameaças significativas para esta espécie nas águas da Zona Económica Exclusiva da Madeira. No entanto, considera-se que as actividades de observação de cetáceos poderão vir a ter impacto significativo a longo prazo, se a actividade se desenvolver descontroladamente e sem regulamentação  adequada.

Medidas de Conservação
Na Madeira, para além da legislação internacional em vigor, foi implementada legislação regional de protecção. O Museu da Baleia dinamiza a investigação, a divulgação e sensibilização para a conservação dos cetáceos neste Arquipélago.

No âmbito do “Projecto para a Conservação dos Cetáceos no Arquipélago da Madeira”, promove-se a avaliação dos efectivos populacionais, estudos de biologia e ecologia, bem como a avaliação das principais ameaças no sentido de apresentar às entidades competentes propostas de novas medidas de conservação e campanhas de educação e sensibilização ambiental. Uma das medidas de conservação actualmente em processo de implementação é o regulamento de adesão voluntária para as embarcações comerciais de observação de cetáceos no sentido de minimizar o impacto desta actividade na Região Autónoma da Madeira. Igualmente no âmbito daquele projecto, está a ser preparado um plano de monitorização das populações de cetáceos a longo prazo.

Outra bibliografia consultada
Miyazaki (1984); Perrin et al. (1994); Freitas et al. (1998); Freitas et al. (2002).

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: