terça-feira, 8 de julho de 2014

Emberiza schoeniclus, Escrevedeira-dos-caniços

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Emberizidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
População residente: VULNERÁVEL - VU (D1)
Fundamentação: População reduzida (inferior a 1.000 indivíduos maturos).

Distribuição
Existem várias subespécies que ocorrem desde a Europa Ocidental até ao Japão e ilha Sacalina, e desde a zona subárctica até à zona quente continental da Ásia Central (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal, durante a época de nidificação ocorre sobretudo a Norte do Tejo, de forma muito localizada em zonas húmidas litorais, mas também em algumas interiores. A população invernante apresenta uma área de distribuição alargada a todo o continente.

População
A população nidificante foi estimada como sendo inferior a 1.000 indivíduos maturos. A Ria de Aveiro, com 350-400 casais, deverá albergar a maior parte da população nidificante nacional, onde as densidades podem atingir 7-10 casais/10 ha (J Neto, com. pess.). A tendência populacional é desconhecida, mas existem evidências de redução na área de habitat disponível e mesmo de extinções locais, por exemplo no Baixo Mondego (C Pacheco, com. pess.).

Embora exista pouca informação sobre a população invernante, esta deverá ser superior a 1.000 indivíduos (J Neto, com. pess.), não havendo evidências de declínio continuado.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada (BirdLife International 2004).

Habitat
Caniçais Phragmites australis, juncais Juncus maritimus, valas de arroz com vegetação bem desenvolvida e outras zonas húmidas de água doce ou salobra (Rufino 1989).

Factores de Ameaça
Drenagem de zonas húmidas, em particular na Ria de Aveiro, e corte de vegetação durante o período de nidificação (Neto 2003)

Medidas de Conservação
Evitar a drenagem de zonas húmidas. O corte de caniço e junco apenas deverá ser efectuado de Setembro a Fevereiro, inclusivé.

Notas
Em Portugal Continental tem também uma população invernante numerosa e com distribuição alargada, em situação Pouco Preocupante (LC).

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: