terça-feira, 4 de abril de 2017

Como Utilizar e Ajustar o Binóculo


  1. Observe o binóculo e localize o Anel de Focagem (1) e o Anel de Ajuste de Dioptrias (2), localizado na ocular. Observe a figura.
  2. Coloque o binóculo em posição frontal e encoste-os aos olhos, e verifique se vê só uma imagem. Se assim não acontecer, pressione lentamente os tubos do binóculo, lateralmente um contra o outro até ver uma só imagem circular.
  3. Feche o olho direito, e observe um objecto através do binóculo só com o olho esquerdo, que se encontre a mais de 10 metros. Rode o Anel de Focagem (1) até que veja o objecto com total nitidez.
  4. Feche agora o olho esquerdo e abra o olho direito, observando através do binóculo, o referido objecto, só com o olho direito. Rode o Anel de Ajuste de Dioptrias (2), localizado na ocular, até que veja o objecto com total nitidez.
  5. Fixe a posição em que se encontra o Anel de Ajuste de Dioptrias (2), para que em caso de ele se mover, o possa colocar novamente nessa posição sem ter de repetir todo este processo desde o início.
O sistema de lentes do binóculo corrige problemas como o da miopia, mas não o estigmatismo, pelo que se utiliza óculos para corrigir este problema, deverá utilizar também os óculos quando observa através do binóculo.

in Guia de Observação das Aves




Sem comentários: