sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Redução de Olhos Vermelhos

O ícone universalmente reconhecido,
para o modo de redução de
olhos vermelhos.
É comum encontrar fotografias em que as pessoas aparecem com os olhos vermelhos. A luz do flash entra pela pupila do modelo, e é reflectida pelo fundo do seu olho (a retina) de novo para a câmara. Como a retina é irrigada por muitos vasos sanguíneos, a luz que ela reflecte é vermelha. Para reduzir este fenómeno, a câmara tem um modo de redução de olhos vermelhos que dispara um pequeno “pré-flash” ou acende uma lâmpada de redução de olhos vermelhos, para fechar a íris do modelo, imediatamente antes do flash ser disparado. Esta solução nem sempre funciona. Para eliminar os olhos vermelhos é necessário um flash externo que esteja posicionado mais longe do eixo da objectiva. Se o único flash disponível for o da câmara, use uma distância focal mais curta, peça ao modelo para olhar directamente para a câmara, aproxime-se, aumente a iluminação geral da divisão, ou coloque o modelo perto de uma janela iluminada. É possível remover os olhos vermelhos num programa de edição de imagem, mas é sempre mais fácil evitar essa situação. Em muitas câmaras é possível desligar o modo de redução de olhos vermelhos.
Um cabo de extensão permite
o uso do flash mais afastado
do eixo da objectiva, para
reduzir os olhos vermelhos.

Em várias situações, ele não é necessário, e introduz um pequeno tempo de espera entre o pressionar do botão do obturador e a captação da fotografia, por causa do “pré-flash” ou da lâmpada de redução de olhos vermelhos.

Os olhos vermelhos podem ser sinistros, e a menos que seja muito bom a usar um programa
de edição de imagem, o melhor é evitá-los.
Para reduzir os olhos vermelhos, algumas câmaras levantam o flash, para que este fique mais afastado do eixo da objectiva.



Sem comentários: