sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Flash Desligado

Ícone universalmente reconhecido,
para o flash desligado.
Em muitas câmaras, quando pressiona o botão do obturador até meio, acende-se um indicador que o avisa que o flash vai disparar quando tirar a fotografia. É necessário estar atento a este aviso, para não ser surpreendido pelo disparo do flash. A luz do flash pode chamar atenções indesejadas, especialmente em galerias de arte ou museus, onde o uso do flash é normalmente proibido. Para prevenir que o flash dispare, é possível desligá-lo. Mas também o pode desligar por razões criativas. Pode haver situações em que a luz é fraca, mas em que pretende captar as cores únicas que ela produz. Por exemplo, pode pretender captar o brilho romântico de um espaço interior, ou a escuridão taciturna de uma fotografia à noite.

luz disponível pode proporcionar cores
muito agradáveis a uma fotografia.
Noutros modos, o flash expõe correctamente o motivo em primeiro plano, mas mantém o plano de fundo demasiado escuro. O uso da luz disponível pode proporcionar imagens muito melhores.

A maneira de desligar o flash varia de câmara para câmara. Nos flashes externos, existe geralmente o botão de ligar/desligar, ou pode-se seleccionar o modo de flash desligado, por vezes chamado cancelamento do flash (flash cancel) ou flash proibido (flash prohibited) que desliga tanto os flashes externos, como os integrados. Em algumas câmaras, basta fechar o flash.

Podem-se obter cores muito
mais naturais em retratos
fotografados em interiores,
com o flash desligado.
Quando fotografa em condições de luz fraca, sem usar o flash, há algumas questões a ter em atenção, pata obter melhores resultados e evitar que a fotografia fique tremida devido ao movimento da câmara.
  • Aumentar a sensibilidade (ISO) da câmara, apesar de isto adicionar ruído à imagem.
  • Usar um tripé para suportar a câmara, colocá-la numa prateleira ou numa vedação, ou encostá-la a uma árvore ou outro suporte sólido.
  • Colocar a câmara numa superfície estável e usar o temporizador, controlo remoto, ou cabo disparador para desencadear a obturação, de forma a não mover a câmara, como acontece quando pressiona o botão do obturador com o dedo.

Nesta fotografia, foi usado o zoom da objectiva durante uma exposição longa.
A câmara estava apoiada numa grade.



Sem comentários: