sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Utilizar o Flash de Sincronização Lenta

Ícones de retrato nocturno
(à esquerda) e retrato
diurno (à direita).
As fotografias tiradas com flash mostram geralmente objectos em primeiro plano bem expostos, contra fundos completamente negros. O uso do flash de sincronização lenta, minimiza este problema, porque este usa o disparo do flash para iluminar o primeiro plano, mantendo o obturador aberto mais tempo que o normal para iluminar o plano de fundo. Muitas câmaras usam-no, seleccionando o modo de prioridade ao obturador e velocidades de obturação tais como 1/20. No entanto, é sempre necessário experimentar porque é difícil prever os resultados.

O flash foi usado em modo de sincronização lenta, fazendo com que a noiva apareça imobilizada, enquanto que as luzes no plano de fundo apareçam turvas e arrastadas.
O flash de sincronização
lenta usado ao pôr‑do‑sol
capturou as gaivotas em
pleno voo, com efeitos
interessantes.
Em muitos casos, a velocidade de obturação utilizada neste modo, permite que apareça um arrasto em objectos em movimento, ou que a imagem fique tremida devido aos movimentos da própria câmara. Para o evitar, use um tripé e fotografe motivos estáticos. Ou então use criativamente este efeito. Uma explosão de luz de flash, combinada com um tempo de obturação muito longo pode proporcionar efeitos interessantes. O flash imobiliza nitidamente os objectos, e os movimentos da câmara ou dos objectos iluminados por uma luz fraca turvam a imagem, criando faixas, durante o tempo em que o obturador está aberto.

Quando usa o flash de sincronização lenta, algumas câmaras permitem a escolha entre a sincronização à primeira ou à segunda cortina. A sua escolha determina se o flash dispara imediatamente após a abertura da primeira cortina, ou imediatamente antes do aparecimento da segunda. As diferenças podem ser surpreendentes. Por exemplo, ao fotografar o movimento de um carro à noite, a sincronização à primeira cortina vai fazer com que o rasto de luzes apareça à frente do carro, enquanto que a sincronização à segunda cortina faz com que apareça atrás do carro em movimento.





Sem comentários: