sábado, 8 de setembro de 2018

Utilizar Difusores

As estruturas de telas são baratas e podem ser encontradas em qualquer loja de artigos de belas artes, assim como as folhas de papel vegetal do mesmo tamanho.
Difusor de tecido montado num suporte.
A Lastolite fabrica a Ezybox, uma caixa de luz desmontável e de fácil arrumação. Imagem cortesia de Bogen Photo Corp.
O exCube permite fotografar pequenos objectos com luz difusa.
Um pequeno difusor pode ser montado numa unidade de flash externo para suavizar a luz.
Uma garrafa de plástico translúcida pode ser um óptimo difusor para fotografar objectos de pequenas dimensões. Basta recortar o gargalo, para colocar a objectiva, e o fundo, para colocar o objecto.
Num estúdio digital, as cabeças de iluminação têm geralmente pequenas lâmpadas posicionadas perto do cenário. Por isso, a menos que o objecto seja muito pequeno, a luz obtida é muito dura. Para suavizar a luz, coloca-se um difusor entre a lâmpada e o objecto. A luz dura proveniente da lâmpada passa pelo reflector, que passa a ser a fonte de luz. Como este é maior do que a lâmpada, e está mais perto do objecto, projecta uma luz que envolve oobjecto e suaviza as sombras. Algumas empresas disponibilizam difusoresque têm o mesmo tamanho que as cabeças de flash, mas têm uma superfície translúcida, o que dá a sensação que a luz é suavizada. No entanto, isto não é verdade. O único factor que conta é o tamanho. Um difusor maior que a fonte de luz original suaviza-a, mas se for do mesmo tamanho, apenas diminui a sua intensidade.

As estruturas de telas são montadas sem ferramentas, e é possível aplicar-lhes papel vegetal com fita- cola.
Um difusor pode ser feito utilizando a estrutura de uma tela de pintura, e uma folha de papel vegetal de engenharia, ambos disponíveis em qualquer loja de artigos de belas-artes. As estruturas para telas são muito úteis porque podem ser adquiridas desmontadas, aos pares, e depois montadas em diversos tamanhos. Estes difusores podem parecer simples, mas são usados até por profissionais.

Uma caixa de luz de grandes dimensões proporciona uma iluminação muito suave. Imagem cortesia de Smith-Victor.

Sem comentários: