A guitarra clássica
A guitarra clássica é composta pelos seguintes elementos: - A pá - É a parte onde estão enroladas as cordas. Dispõe de cravelhas para as esticar e assim afinar a guitarra.
- A pestana - Encontra-se junto ao cravelhal. É uma peça comprida, da mesma largura que o braço e tem umas ranhuras que fazem com que as cordas mantenham uma determinada posição e uma distância fixa. Também mantém as cordas a uma certa altura do braço.
- Os trastes - Tanto as barrinhas metálicas incrustadas no diapasão como os espaços que ficam entre elas se chamam trastes. Cada traste representa uma nota musical e a separação entre eles é de meio-tom.
- O braço - O braço da guitarra é composto basicamente de uma barra maciça e rígida de madeira fixada ao corpo. A madeira utilizada normalmente é de um tipo diferente da utilizada no corpo. Madeiras de grande resistência à tracção são preferíveis e uma das mais utilizadas é o mogno. É responsável pela fixação de uma das extremidades das cordas e também para permitir a execução das notas através da variação do comprimento das cordas. Fazem parte do braço: a “mão”, a pestana, a escala, os trastes e alguns elementos decorativos (geralmente de madrepérola, marfim ou ébano) utilizados na marcação.
- O diapasão - Geralmente de madeira escura, é a peça que está em cima do braço. Nele estão incrustados os trastes.
- Caixa - É a parte da guitarra que amplifica o som que as cordas produzem. A sua forma característica tem-se mantido durante séculos.
- A boca - É o orifício circular da caixa por onde sai o som.
- Ilhargas - São duas barras de madeira (geralmente Mogno, Nogueira ou Pau Santo), que estabelecem a ligação entre o tampo e as costas da guitarra.
- As cordas - As guitarras dispõem de 6 cordas. São numeradas de baixo para cima, sendo a mais fina o número 1 e a mais grossa o número 6. Sem apertar nenhuma corda (tocando «livremente»), produzem os seguintes sons:
corda 1: Mi
corda 2: Si
corda 3: Sol
corda 4: Ré
corda 5: Lá
corda 6: Mi
- O cavalete - Sobre esta peça fixam-se as cordas para depois as esticar com as cravelhas. Dispõe de buracos e ranhuras para manter as cordas a uma determinada distância.
|
Guitarra acústica |
|
Guitarra clássica |
Sem comentários:
Enviar um comentário