domingo, 7 de fevereiro de 2010

Panda Cloud Antivirus

O Panda Cloud é um antivírus com um conceito diferente. Apostando tudo na leveza e na extrema facilidade de utilização, este software tem como objectivo proteger um computador sem que o utilizador precise de intervir e/ou preocupar-se. Ele é o primeiro e único antivírus gratuito que traz o conceito de protecção "Cloud".

Segundo os criadores, este modelo de protecção utiliza uma arquitectura composta por um agente e um servidor, que processam e bloqueiam diversos tipos de malware, de maneira mais eficiente, que antivírus instalados, que funcionam exclusivamente pelo computador.
O Panda Cloud aplica técnicas de intercepção de malware, na arquitectura do cliente, sendo possível evitar que vírus novos ou desconhecidos entrem em acção, através de uma plataforma extremamente leve. Esta tecnologia de protecção, exige menos 50% do seu computador e, combina tecnologias de análise em tempo real com protecção local

Este modelo, optimizado, bloqueia programas maliciosos assim que eles tentam ser executados, ao mesmo tempo que gere operações menos perigosas através de análises locais em segundo plano. O Panda Cloud conta com protecção antivírus, anti-spyware, anti-rootkit, heurística e cache para softwares inofensivos, tudo executado tanto localmente, como online.
Novos arquivos suspeitos são enviados para análise pelo Panda, através do mecanismo conhecido como Collective Intelligence (Inteligência Colectiva). O arquivo é recebido pelos servidores e é rapidamente analisado. Segundo a Panda, cerca de 50 mil suspeitas são analisadas diariamente.

Instale e esqueça

Tudo isso representa o que os criadores chamam de “instalar e esquecer”. Você instala o programa e simplesmente esquece qualquer preocupação com malwares, pois ele vai encarregar-se de tudo. Não precisa sequer actualizar o antivírus.

Para entender o funcionamento do Panda Cloud, é importante conhecer mais sobre o conceito de Cloud Computing. Resumidamente, esta é a denominação de recursos e programas que são utilizados como um serviço online. Geralmente são programas utilizados através de um navegador, o que exige menos processamento do computador.
O termo "Cloud" (nuvem) é utilizado como uma metáfora para a internet, referenciando a representação da grande rede em complexos diagramas. Logo, o Panda Cloud é um antivírus baseado na constante análise online de arquivos e comportamentos suspeitos em uma máquina.

Facilidade de uso

A interface do Panda Cloud é extremamente simples. Em “Settings”, tudo que vai precisar fazer é activar ou desactivar a gestão automática de possíveis vírus, ou seja, a sua participação dentro do conceito de Inteligência Colectiva. Caso se ligue à internet através de um servidor Proxy, é aqui que deve configurar este acesso.

O separador “Scan” é um velho conhecido de todos os utilizadores de qualquer software antivírus. É aqui que escolhe entre vasculhar todo o computador ou então um conteúdo específico.
O último separador, “Report”, fornece as informações sobre todo conteúdo malicioso encontrado na máquina. Os relatórios podem ser vistos com informações do dia, da semana ou do mês. Isto é tudo que precisa saber para que o Panda Cloud proteja sua máquina.

É claro que, provavelmente, a maioria dos utilizadores vai desconfiar deste tipo de protecção. Afinal, se um antivírus executado totalmente pelo computador não dá total segurança aos utilizadores, o que dizer de um antivírus que depende de um servidor para funcionar? Apesar da desconfiança, o Panda Cloud Antivirus merece atenção especial. Ele não é uma tentativa “louca” de Cloud Computing. Ele é um exemplo de como esta tecnologia está evoluída e pode ser uma tendência extremamente eficiente.

A verdade é que os riscos de falhas do Panda Cloud são exactamente os mesmos de qualquer outro programa antivírus, com uma diferença significativa: quanto mais pessoas utilizarem o Panda Cloud, maior será a quantidade de suspeitas analisadas para que elas sejam neutralizadas.

A facilidade de uso do Panda Cloud é impressionante. Em poucos cliques vasculha o computador ou simplesmente deixa que ele proteja contra ameaças. Este é o software que muitos utilizadores estavam esperando para acabar de vez com os problemas grande consumo de memória do computador com muita segurança.

Sem comentários: