terça-feira, 11 de junho de 2013

Egretta garzetta, Garça-branca

Taxonomia
Aves, Ciconiiformes, Ardeidae.

Tipo de ocorrência
Açores: Invernante.

Classificação
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
Espécie que ocorre na Europa, Sudeste Asiático, África e Austrália (del Hoyo et al. 1992).

Na Europa apresenta distribuição circum-mediterrânica, com as populações mais abundantes em Itália (Hagemeijer & Blair 1997).

Nos Açores a garça-branca é uma espécie migratória invernante sendo observada com regularidade em várias ilhas do arquipélago (Bannerman & Bannerman 1966).

População
Nos Açores, a espécie nunca foi alvo de estudos ou censos dirigidos e nesse sentido não existem dados sobre a sua abundância a nível regional.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora apresente declínios populacionais pontuais dentro da sua área de distribuição europeia (BirdLife International 2004). Em Espanha, também não tem categoria de ameaça (Madroño et al. 2004).

Habitat
Ocorre em zonas costeiras e em zonas de águas pouco profundas.

Factores de Ameaça
A destruição de zonas húmidas e a ocupação humana da zona costeira constituem as principais ameaças para esta população.

Medidas de Conservação
A espécie encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação.

As prioridades de conservação incluem a obtenção de dados sobre a distribuição e a abundância da população de garça-branca que ocorre nos Açores.

Notas
Em Portugal Continental é uma espécie residente, com população numerosa e distribuição alargada, que se encontra em situação Pouco Preocupante (LC).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: