terça-feira, 18 de junho de 2013

Tadarida teniotis, Morcego-rabudo

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Molossidae.
 
Tipo de ocorrência
Continente: Residente.
 
Classificação
Continente: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto ao tamanho da população e tendência de declínio.
 
Distribuição
Esta espécie ocorre desde as Ilhas Canárias pelo Norte de África, Sul da Europa e Sul da Ásia Paleárctica até ao Japão, Sul da China e Taiwan (Hutson 1999).

Está presente em grande parte do território continental (Palmeirim et al. 1999). Foi referida por Dobson (1878) para a Madeira, mas não se conhecem desde então quaisquer registos no arquipélago (Rainho & Palmeirim 2002).

População
O tamanho da população e a sua tendência são desconhecidos na generalidade da Europa (Hutson 1999) e em Portugal.

Habitat
Abriga-se geralmente em fendas rochosas, mas pode também surgir em edifícios (Palmeirim et al. 1999). Espécie de voo muito alto, utiliza uma área bastante alargada (superior a 30 km) em torno do abrigo para caçar (Marques et al. 2004).

Num estudo feito no estuário do Sado e península de Setúbal verificou-se ter utilizado uma grande variedade de biótopos florestais e agrícolas, mas concentrou a sua actividade em montados e, principalmente, pinhais mansos (Marques et al. 2004).

O relevo parece ter também influência na selecção de habitat, já que a sua actividade se parece concentrar ao longo de vales (Aellen 1962, Arlettaz 1990, Marques et al. 2004).

Factores de Ameaça
A perturbação das colónias, bem como a alteração e destruição dos seus abrigos (p.ex. alterações em edifícios e exploração de inertes) poderão ser considerados os principais factores de ameaça.

O uso de pesticidas tem como consequências generalizadas a diminuição da abundância e diversidade de presas bem como a contaminação dos próprios morcegos por ingestão de insectos contaminados.

Sendo uma espécie de voo alto é particularmente susceptível de colisão com aerogeradores.

Medidas de Conservação
Sendo uma espécie pouco conhecida no nosso país a sua conservação passa pelo esclarecimento da distribuição e efectivo populacional e pela realização de estudos de biologia, necessários para avaliar tendências e planear medidas de conservação.

A protecção dos abrigos já identificados e o acompanhamento das colónias conhecidas, particularmente se localizados em edifícios, podem evitar a sua destruição.

Tal como para as restantes espécies de morcegos a racionalização do uso de pesticidas e acções de sensibilização poderão também beneficiá-la.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: