A fotografia começa com medição da exposição quando carrega no botão do obturador. O obturador abre e a luz reflectida pela cena entra pela objectiva e atinge o sensor, criando a imagem. Ao controlar a quantidade de luz que o sensor recebe, controla também o quão escura ou clara a imagem irá ficar – este é um dos aspectos mais importantes da fotografia. Quando a cena tem em simultâneo áreas muito luminosas e muito escuras, conseguir a exposição perfeita assemelha-se à tentativa de estacionar um carro grande num parque pequeno – não há grande espaço de manobra. O objectivo é reter os detalhes quer nas áreas mais claras, quer nas áreas mais escuras, por isso, o branco puro aparecerá apenas nas altas luzes mais intensas, como os reflexos, e o preto puro nas poucas áreas da cena em que há preto sem detalhes.
Nesta cena, a existência de detalhes em todas as áreas brancas dá textura e volume à imagem. O pequeno quadrado branco foi criado para que tenha uma referência do efeito do branco puro na imagem. |
Nesta imagem há detalhes nas sombras mais intensas. O pequeno quadrado preto foi criado para que tenha uma referência do efeito do preto puro na imagem. |
Quando tira uma fotografia, a exposição não é uniformemente distribuída pela superfície do sensor – a menos que esteja a fotografar um assunto com um tom totalmente uniforme. As altas luzes (áreas mais luminosas) da cena reflectem a maior quantidade de luz, e as áreas do sensor que lhe correspondem recebem uma grande quantidade de luz. As zonas mais escuras, como as sombras, reflectem uma menor quantidade de luz, por isso, por isso as áreas do sensor onde estão focadas recebem uma menor exposição. Uma exposição perfeita retém os detalhes quer nas sombras, quer nas altas luzes. Se o tempo de exposição for excessivo, a imagem ficará demasiado clara e os detalhes das altas luzes perdem-se. Se o tempo de exposição for demasiado curto, a imagem ficará escura e não haverá detalhes nas sombras. Como terá a oportunidade de ver, uma forma de assegurar a melhor exposição consiste em registar três vezes a mesma cena – um processo chamado de bracketing. A primeira é captada com os parâmetros recomendados, a segunda será mais clara e a terceira mais escura.
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