sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A ficção e "troika"

Há dias reli um livro da minha biblioteca pessoal, que adquiri na minha juventude, é uma obra de ficção, uma sátira às histórias de espionagem, intitulado "A deliciosa e sangrenta aventura latina de Jane Spitfire, espiã e mulher sensual!", da autoria de Augusto Boal.


O livro foi escrito em 1976 e viu a sua primeira edição impressa em Julho de 1977.

No livro Jane Spittfire é uma agente de uma agência secreta dos EUA e teria como missão derrubar o governo democrata de um país sul-americano, colocando no poder alguém que implementasse políticas que tornassem esse país economicamente e politicamente dependente dos EUA.

Para executar a sua missão teria de encontrar cinco fórmulas secretas a aplicar pelo novo governo implantado nesse país.

A primeira fórmula mágica era a económica:

FÓRMULA MÁGICA N.º 1 (ECONÓMICA), DO CIENTISTA LOUCO (POR DINHEIRO)

TEMA - A Economia não tem conotações morais.
É neutra. É humana mas não humanística. Matemática. Ciência Quase Exacta.

FILOSOFIA DA FÓRMULA - Nada de distributivismo.
Não se pode distribuir o que não se tem. Primeiro precisa ter. Gerar riquezas. Concentrar.

META - Acumular capital. (Depois a gente vê o que se pode fazer).

MEDIDAS DRÁSTICAS, URGENTES, INADIÁVEIS:

PRIMEIRA PARTE:

 
1. Congelar todos os salários... A FIM DE ATRAIR CAPITAIS ESTRANGEIROS!

2. Liderar todos os preços... livre jogo de oferta e procura... A FIM DE ATRAIR CAPITAIS ESTRANGEIROS!

3. Austeridade administrativa, despedir em massa funcionários públicos dispensáveis, seriedade administrativa... A FIM DE ATRAIR CAPITAIS ESTRANGEIROS!

4. Privatizar imediatamente todas as companhias estatais que sejam comprovadamente lucrativas, deixando momentaneamente em observação as que derem prejuízos ... A FIM DE ATRAIR OS CAPITAIS ESTRANGEIROS!

5. Fazer todas as concessões políticas, económicas e sociais às empresas multinacionais idóneas, com actividades em mais de sete países, no referente ao petróleo, e outros recursos naturais e anti-naturais... A FIM DE ATRAIR OS CAPITAIS ESTRANGEIROS!

SEGUNDA PARTE:
 
Parágrafo único - Eliminar urgentemente e com efeito retroactivo toda e qualquer legislação limitativa ou condicionante, permitindo a livre remessa de lucros, royalties, juros e dividendos ao Exterior...

A FIM DE QUE OS CAPITAIS ESTRANGEIROS - CRESCIDOS E AMPLAMENTE MULTI PLICADOS COMO MANDAM AS SAGRADAS ESCRITURAS - POSSAM REGRESSAR A PATRIA DE ORIGEM, FELIZES E ROBUSTOS, NO MENOR PRAZO POSSIVEL
! ! ! ! ! ! !

Toda e qualquer semelhança com as políticas executadas em Portugal nos últimos anos é mera coincidência...


Sem comentários: