sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Condições Meteorológicas

Não existe necessidade de deixar a câmara em casa só porque o sol não apareceu. De facto, a chuva, a neve, o nevoeiro ou a neblina podem adicionar interesse às suas fotografias. Com este tempo, os objectos distantes aparecem normalmente difusos e acinzentados, e os objectos do primeiro plano mais claros do que o habitual, porque são vistos contra um fundo adulterado. Lembre-se de ser um pouco mais cuidadoso, quando está mau tempo, evitando a exposição excessiva da sua câmara à humidade.

As cenas cobertas de neve, não só são agradáveis à vista, como fazem óptimas fotografias.
Uma ligeira névoa suaviza as cores e os objectos no plano de fundo da imagem.
Uma das características que tornam as câmaras reflex mais caras, é a vedação contra o pó e a água. Cortesia da Pentax Imaging.
Uma névoa muito ligeira pode enfraquecer a luz do sol, o suficiente para o incluir no enquadramento da fotografia. Se não estivesse parcialmente escondido pelo nevoeiro, apareceria como um ponto branco contra um plano de fundo muito escuro.
Os arco-íris proporcionam sempre boas fotografias, O problema está no facto de nunca os encontrar onde e quando são desejados. Para melhorar as oportunidades de captar um arco-íris convém saber como se formam, para poder antecipá-los. Os arco-íris aparecem quando a luz do sol é reflectida por gotas de chuva. É comum encontrar a combinação de sol e chuva, nos momentos imediatamente antes ou depois de uma tempestade de Verão.


Não é possível ver arco-íris a toda a hora. Para o compreender, observe a forma como a formação de arco-íris funciona

Se estiver de costas para o sol, enquanto observa um arco-íris, imagine uma linha que passa pelo sol, através do seu olho e da Terra, em direcção ao espaço (chama-se a isto o ponto anti-solar). O arco-íris forma um círculo completo à volta desta linha imaginária, no entanto, a partir da linha do solo, parte do arco-íris está sempre abaixo do horizonte. Uma linha tirada do nível dos olhos até ao topo do arco-íris, forma um ângulo de 42º com a linha imaginária que parte do sol, e passa pelo seu olho. (Se existir um arco-íris secundário, este forma um ângulo de 51º). Como estes ângulos determinam a posição do arco-íris no céu, este descerá quando o sol sobre e vice-versa. Em alguns pontos, todo o arco-íris, e não apenas a sua metade inferior estarão abaixo da linha do horizonte. É por isso que não existem arco-íris durante o meio-dia, no Verão.

Um arco-íris faz uma aparição dramática numa paisagem marítima de New Engand.


Sem comentários: