sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fotografar à Noite

É possível fotografar inúmeras cenas à noite, em exteriores, por isso não pouse a sua câmara só porque o sol já se pôs. Fontes de luz (candeeiros de rua, faróis de carros, letreiros de néon) ou áreas muito iluminadas (edifícios iluminados ou áreas por baixo de candeeiros de rua) dominarão as fotografias nocturnas, porque se destacam contra os planos de fundo escuros. Componha as suas cenas de maneira a que estas áreas mais claras sejam uma parte dominante da fotografia. O uso de um tripé para suportar a câmara durante as exposições longas, previne que a fotografia fique tremida devido a qualquer movimento da câmara, que ocorra enquanto o obturador está aberto.

As cidades estão cheias de luzes que podem ser usadas para iluminar cenas nocturnas,

Algumas câmaras têm um
botão para iluminar o
painel de controlo à noite.
Muitas câmaras possuem um modo de retrato nocturno, que usa o flash para iluminar um objecto em primeiro plano contra um céu ou horizonte nocturnos. O modo de paisagem nocturna, também é usado para fotografar de noite, mas não dispara o flash.

Muitas câmaras têm modos de
paisagem ou retrato nocturnos.
Para captar imagens interessantes de fogo-de-artifício, coloque pessoas ou água em primeiro plano. Os objectos identificáveis numa imagem, tais como um edifício ou monumento iluminados ajudam a dar à pessoa que olha para a fotografia, uma noção de espaço. Fotografe contra o vento, porque o fogo-de-artifício produz muito fumo, o que constitui um problema, se estiver a favor do vento. Tente fotografar uma série de imagens de explosões diferentes, para aumentar as probabilidades de obter uma boa imagem. Também pode usar o flash em modo de sincronização lenta, para iluminar as figuras do primeiro plano. Prepare a exposição para o fogo-de-artifício, seleccionando o modo de prioridade à abertura ou ao obturador, e use valores de exposição de f/2.8, a 1/30. Também pode tentar aumentar a sensibilidade, usar a compensação da exposição, e várias combinações de aberturas de diafragma e tempos de obturação, para além daquelas que são aqui mencionadas.

O fogo-de-artifício pode ser dramático,
mas difícil de capturar. É necessário
experimentar muito, e as câmaras digitais
são ideais para estas situações porque
permitem a visualização dos resultados
instantaneamente.
É habitual usar exposições longas à noite, e, para isso algumas câmaras têm a opção bulb, no modo de exposição manual. Nesta opção, o obturador mantém-se aberto enquanto estiver a carregar no botão. Esta é uma óptima forma de capturar trilhos de luz, mas de o obturador estiver aberto mais do que 1 segundo, pode aparecer ruído na fotografia, na forma de píxeis brilhantes e coloridos, dispostos de forma aleatória. Para reduzir o ruído em tempos de obturação mais longos, use a redução de ruído da câmara.

Um típico ícone Bulb.
A lua, especialmente quando está cheia, dá mais interesse a uma imagem. A melhor altura para capturar a lua é quando está próxima do horizonte. Como está perto dos objectos do primeiro plano, parece muito maior, do que quando se encontra mais alta. Lembre-se que a luz da luz é relativamente fraca e normalmente requer exposições longas.

Como a lua se move em relação à Terra, exposições muito longas podem na realidade turvar a sua imagem, dando-lhe uma forma oblonga. Para reduzir as probabilidades de isto acontecer, fotografe imediatamente antes do nascer do sol, ou depois do crepúsculo, quando ainda existe alguma luz solar na atmosfera.

Exposições longas em noites iluminadas pelo luar podem ser muito atractivas. Lembre-se apenas que a Lua, na realidade se move, e que exposições mais longas que 1 minuto podem fazer com que a Lua pareça alongada.

Esta fotografia de Chicago foi
tirada da janela de um avião,
logo após o pôr-do-sol. Alguns
minutos mais tarde, a cena
seria demasiado escura para
fotografar sem o aparecimento
de arrastos, decorrentes de
tempos de exposição muito longos.
Há um momento ao nascer e ao
pôr-do-sol, em que existe luz
suficiente no céu fazendo que este
seja do mesmo valor tonal que o
primeiro plano.

























A luz das velas proporciona um
brilho quente a tudo aquilo que
ilumina.
O navio U.S. Constitution
atracado no Porto de
Marblehead, iluminado
por projectores.
O ruído aparece numa
fotografia, como grão ou
píxeis aleatórios
multicoloridos.









Sem comentários: