A direcção ou a intensidade não são as únicas características da luz. Esta pode também ser directa ou difusa. A luz directa, vinda principalmente de uma única direcção, produz contrastes relativamente altos entre as altas luzes e as sombras.
A luz difusa é reflectida para o objecto, vinda de múltiplas direcções, diminuindo o contraste. Por sua vez, o contraste afecta o brilho das cores, a representação das texturas e detalhes e outras características visuais.
Numa situação de luz directa, é possível que seja a obrigado a escolher entre a correcta representação das altas luzes ou das sombras, visto que os sensores de imagem conseguem captar com exactidão apenas uma escala de contraste limitada. Se esta situação constituir um problema, porque ambas as áreas são importantes, é possível resolvê-la com o uso de flash de enchimento ou de um reflector que iluminem as sombras, diminuindo assim o contraste, ou ajustando o parâmetro de contraste da câmara. Com a luz difusa, as cores são mais suaves, bem como as texturas, porque os contornos das sombras são indistintos.
Quando o céu está encoberto, mas ainda assim, bastante claro, os interiores são inundados por uma luz suave e uniforme. |
Sem comentários:
Enviar um comentário