domingo, 10 de janeiro de 2016

Grandes Guitarristas X

BB King
N. 16 de Setembro de 1925, em Indianola, Mississippi, EUA.

Figura central da evolução do solo blues em guitarra eléctrica, BB King faz a ponte entre as tradições Delta da era moderna. Desde as anos 50 ate aos nossos dias, influenciou numerosos solistas de blues e de rock.

BB King cresceu a tocar guitarra e a cantar no coração do território do blues, o delta do Mississippi. Em 1946, vai a Memphis, onde descobre o estilo do seu primo, o guitarrista e cantor de blues Bukka White. Tendo crescido ao som do blues e do gospel, bem como do jazz, King é influenciado por grandes nomes da guitarra como Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, T-Bone Walker e ainda pelo guitarrista de jazz Charlie Christian. 

Esforça-se por aperfeiçoar a sua técnica linear preferindo aos acordes, o acompanhamento em arpejos que prolongam a voz e repetem as melodias cantadas. Os solos de grande simplicidade mas cheios de emoção, as linhas da guitarra, a utilização do vibrato e as notas puxadas conferem-lhe um som de guitarra muito expressivo e pessoal.

A sua presença magnética em palco, como testemunha o álbum Live At The Regal (1965), destaca a fluidez da sua técnica pontuada de solos enérgicos e poderosos.

O rei do blues
Os fraseados da guitarra e os breaks melódicos de BB King fazem parte da historia do blues.




in


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Introdução às Objectivas

As câmaras de apontar‑e-disparar
normalmente têm uma objectiva com
zoom de 3x, mas podem ter uma gama
muito maior. Esta câmara da Canon está
equipada com um zoom de 12x.
A maioria das câmaras digitais têm uma objectiva zoom fixa que não pode ser removida ou trocada. Uma das grandes vantagens disso é o facto de a câmara estar fechada, o que impede a entrada de poeiras para o sensor da imagem. As câmaras reflex digitais têm objectivas intermutáveis, por isso pode mudá-las consoantes as circunstâncias, mas a câmara fica exposta às poeiras. Muitas objectivas apresentam informações que podem ser úteis para as suas fotografias. Tenha -as em consideração quando escolhe uma objectiva e dispense algum tempo para a leitura de informações que venham com qualquer modelo que compre.


As câmaras reflex dos principais
fabricantes permitem-lhe escolher
ma vasta gama de objectivas. Esta
é a gama disponibilizada pela Canon.
A informação em torno da objectiva pode incluir:
 
A distância focal da objective ou a gama do zoom em mm. A gama do zoom da objectiva é muitas vezes apresentada como um multiplicador. Por exemplo, 6.0-72.0 mm corresponde a 12x (72 dividido por 6).
 
A abertura máxima determina o quanto a objectiva abre. Isso está indicado nas objectivas como um rácio, por exemplo
As objectivas com aberturas
máximas grandes permitem
usar velocidades de obturação
rápidas e designam-se por
objectivas rápidas ou luminosas.
1:2.8-3.7. Na maioria das objectivas zoom são dados dois valores máximos, porque a abertura muda consoante utiliza a maior ou menos definição do zoom. No entanto, algumas objectivas não alteram a abertura ao longo da gama total do zoom. Isso permite-lhe definir a exposição e utilizar qualquer gama focal do zoom sem alterar a abertura ou a velocidade do obturador. Uma abertura máxima grande é melhor, porque permite utilizar uma profundidade de campo mais curta, uma velocidade de obturação mais rápida para congelar a acção, e aumentar a gama do flash. Uma objectiva com uma abertura máxima de f/1.4 é três incrementos (stops) mais rápida que uma objectiva com uma abertura máxima de f/5.6. Isso significa que em vez de utilizar uma velocidade do obturador de 1/15 seg. pode utilizar 1/125 seg. Os inconvenientes das objectivas com uma abertura máxima grande são: o preço, o tamanho e o peso. A abertura máxima de uma objectiva é determinada através da divisão do diâmetro real do diafragma aberto pela distância focal da objectiva. Esta é a razão pela qual a abertura da maior parte (mas não todas) das objectivas zoom muda à medida que percorre a gama do zoom e altera a distância focal.
 
O tamanho dos filtros ou de outros acessórios que possam ser encaixados na parte frontal da objectiva. O diâmetro é muitas vezes apresentado com o símbolo φ, como φ85 mm.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Conceitos gerais sobre Placas 3D


Antes de começarmos a estudar os recursos das placas e chipsets de vídeo disponíveis no mercado, gostaria de explicar mais alguns conceitos gerais sobre as aceleradoras 3D. Vamos a eles:

A divisão das tarefas

 
Como vimos, uma imagem 3D nada mais é do que um enorme conjunto de polígonos. Quem trabalha com Corel Draw ou outro programa de desenho vetorial, sabe bem que uma das diferenças entre uma imagem vetorial (composta por polígonos) e uma imagem em bitmap, é que a primeira pode ser esticada livremente, assumindo qualquer tamanho mas mantendo a mesma qualidade. Por outro lado, se esticarmos a segunda os pontos estourarão e acabaremos com um borrão disforme em mãos.

Isso acontece porque uma imagem poligonal na verdade é apenas um conjunto de equações matemáticas que indicam a forma, posição e tamanho relativo dos polígonos. Ao ampliar a imagem, o processador apenas irá refazer estes cálculos, reconstruindo a imagem no tamanho desejado. Porém, ampliando uma imagem em bitmap poderemos apenas aumentar o tamanho dos pontos, resultando em uma imagem de baixa qualidade.

Este mesmo conceito aplica-se a uma imagem 3D, que repito, é apenas um conjunto de polígonos.

Uma aceleradora 3D serve para auxiliar o processador na construção das imagens 3D usadas nos jogos e aplicações. Veja que a placa 3D é apenas uma assistente (apesar de fazer a parte mais pesada do trabalho), isto significa que o processador também tem as suas tarefas. Vejamos quem faz o que:

O processador é encarregado de montar armação da imagem, ou seja, montar a estrutura de polígonos que a compõe, calculando o tamanho e posição de cada um. Esta tarefa exige uma quantidade gigantesca de cálculos matemáticos, justamente por isso, é essencial que o processador possua um coprocessador aritmético poderoso.

Após terminar de desenhar a armação da imagem, o processador a transmite para a placa 3D, junto com as texturas que devem ser aplicadas sobre os polígonos, informações sobre as cores de cada polígono, posição de cada textura e assim por diante.

A placa de vídeo por sua vez, tem como tarefa aplicar as texturas, colorir os polígonos, aplicar os efeitos 3D, determinar quais partes da imagem estarão visíveis e, finalmente, gerar a imagem que será mostrada no monitor.

Num jogo, este processo é repetido indefinidamente, gerando a movimentação da imagem.

Quanto mais poderosos forem o processador e a placa de vídeo, mais imagens poderão ser geradas por segundo, resultando em um frame rate mais alto. O frame rate nada mais é do que o número de quadros apresentados por segundo. Um frame-rate ideal seriam pelo menos 30 quadros por segundo, enquanto o mínimo seria em torno de 20 quadros. Abaixo disso, o jogo começará a apresentar saltos, que prejudicarão a jogabilidade. Vale lembrar que o frame-rate nada tem a ver com o refresh-rate, que é a quantidade de vezes que a imagem armazenada na memória da placa de vídeo é lida pelo RAMDAC e atualizada no monitor. Podemos ter, ao mesmo tempo, um frame-rate de 30 quadros por segundo e um refresh-rate de 75 Hz por exemplo.

O frame rate é determinado basicamente por 4 factores:
1- A potência da placa de vídeo
2- O nível de detalhes da imagem (com 16 ou com 32 bits de cor por exemplo)
3- A resolução de vídeo utilizada (800 x 600 ou 1024 x 768 por exemplo)
4- A potência do processador

Como vimos, antes da imagem ser transferida para a placa de vídeo, tem que ser “esboçada” pelo processador. Este esboço é então transferido para a placa de vídeo que cuida do resto. Quanto mais texturas tiverem que ser aplicadas, mais efeitos de luz etc. mais tempo a placa de vídeo demorará para terminar cada imagem.

Outro factor é a resolução de vídeo utilizada. Usando 640 x 480 ou 1024 x 768, o trabalho do processador é exatamente o mesmo, pois como vimos, os polígonos podem ser redesenhados e a imagem ampliada para qualquer tamanho sem que haja perda de qualidade. Porém, quanto maior for a resolução, maior será o trabalho da placa de vídeo (que terá que renderizar mais pixels), e consequentemente mais baixo será o frame-rate.

É como se alguém dissesse para um pintor: eu quero um desenho assim e assim. Quanto maior for o quadro, maior será o trabalho do pintor, mas as instruções dadas a ele serão as mesmas.

Usando uma resolução de vídeo muito alta, a placa de vídeo ficará com a parte mais pesada do trabalho, fazendo com que o processador tenha que ficar esperando a placa de vídeo terminar as imagens para poder enviar os quadros seguintes. Nesta situação, trocar a placa de vídeo 3D por outra mais rápida aumentaria de imediato o frame-rate. Vale reforçar que o frame rate não tem nada a ver com a velocidade do jogo, seja com 60 ou com 5 quadros por segundo, o boneco vai demorar o mesmo tempo para correr até o outro lado da tela, apenas a movimentação será mais precária.

Usando uma resolução mais baixa, 640 x 480 ou menos, o cenário se inverte. Os cálculos feitos pelo processador a cada quadro continuarão os mesmos, porém o trabalho da placa de vídeo será bem mais leve, pois as imagens a serem geradas serão menores. Consequentemente, a placa de vídeo fará seu trabalho muito rapidamente, e teremos o cenário oposto, com a placa de vídeo ociosa esperando pelo processador.

Em termos de qualidade de imagem, todas as placas de vídeo fabricadas a menos de um ano ficam bem próximas umas das outras. Um especialista pode ser capaz de diferenciar as imagens com facilidade, mas um usuário normal normalmente sequer notará grandes diferenças na imagem de uma para outra, desde que usada a mesma resolução claro.

Porém, existe uma variação muito grande em termos de desempenho. Apesar da maioria dos jogos actuais serem jogáveis mesmo em placas 3D relativamente simples como uma Viper v550 uma TnT Vanta ou uma Voodoo 3, na maioria dos casos você só terá um frame-rate aceitável usando resolução de vídeo de 640 x 480, e em alguns casos desabilitando algumas opções relacionadas com a qualidade da imagem.
 
Usando uma placa mais parruda, como uma GeForce 2 GTS ou uma ATI Radeon DDR por exemplo, você terá um frame rate satisfatório mesmo usando resoluções bem mais altas e habilitando todos os efeitos visuais.

Em qualquer caso, você precisará de um processador pelo menos razoável. Algumas placas 3D são menos dependentes do processador do que outras, apresentando um bom frame rate mesmo em processadores mais lentos. Este é o caso das placas equipadas com o chipset Voodoo (todas as versões). Outras placas como as baseadas nos chipsets Riva 128 e Riva TnT (como as Viper) manifestam todo o seu potencial apenas em conjunto com processadores mais potentes. Se você tiver um Pentium 200 por exemplo, provavelmente uma Voodoo apresentará um desempenho melhor do que uma TnT, mas caso o processador seja um Pentium III 500 o cenário provavelmente irá se inverter. Analisaremos caso a caso mais adiante.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Oenanthe hispanica, Chasco-ruivo


Taxonomia
Aves, Passeriformes, Turdidae.
 
Tipo de ocorrência
Estival nidificante.
 
Classificação
VULNERÁVEL -– VU (A2c+3c+4c; C2a(ii))
Fundamentação: A contracção da área de distribuição da espécie (e possivelmente também uma redução da extensão e da qualidade do habitat) registada nas últimas décadas, leva a admitir que tenha ocorrido, nos últimos 10 anos, uma redução do tamanho da população que poderá ter sido superior a 30%; as causas dessa redução não terão cessado, prevendo-se que possam continuar a fazer sentir-se no futuro próximo. A população tem um tamanho reduzido (provavelmente inferior a 10.000 indivíduos maturos) e encontra-se em declínio continuado, com todos os indivíduos concentrados numa única subpopulação.

Distribuição
A área de reprodução do chasco-ruivo estende-se desde Marrocos e da Península Ibérica, ao longo do Mediterrâneo e do Médio Oriente, até ao Irão e ao Cazaquistão; migrador transariano, que inverna em África (Cramp 1992).

Esta espécie tem uma distribuição muito ampla no território continental nacional, estando no entanto praticamente ausente das regiões litorais para norte de Lisboa.

População
A população nacional foi estimada como contendo mais de 2.500 indivíduos maturos.

Esta espécie foi detectada em cerca de 300 quadrículas de 10x10 km durante a realização dos trabalhos do Novo Atlas (ICN dados não publicados), sendo de admitir que em cada quadrícula existirão, em média, pelo menos 9 indivíduos adultos.

Na região de Mértola e de Castro Verde, encontraram-se densidades em pousios com cistáceas que variaram entre 0 e 0,6 casais/ha (Santos 2000). Em vários habitats onde a espécie ocorre, as densidades médias variaram entre 0,26 e 1,77 casais por km2 (Pina et al. 1990). Próximo da fronteira portuguesa, na província de Salamanca, a densidade primaveril em montados de azinho com gado (4 áreas de estudo) foi de 0,43 indivíduos/10 ha (Alvarez & Noceda 1992).
A comparação entre os dados do primeiro Atlas das Aves que nidificam em Portugal Continental (Rufino 1989) e da distribuição referida para o Parque Nacional da Peneda-Gerês em 1996 (Pimenta & Santarém 1996) com os dados do Novo Atlas (ICN dados não publicados) sugere uma possível regressão na distribuição do chasco-ruivo no Minho, na parte ocidental de Trás-os-Montes e, possivelmente, na Estremadura. Em Espanha, esta espécie encontra-se em declínio continuado bastante acentuado (Mestre et al. 1987). Assim, embora não existam dados quantitativos relativos às populações nacionais, parece ser indiscutível que o chasco-ruivo se encontra em declínio populacional, declínio esse que poderá eventualmente ser muito acentuado.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Depauperada, embora ainda provisoriamente, tendo apresentado um declínio histórico acentuado (BirdLife International 2004).

Habitat
Encontra-se em espaços abertos, variando os detalhes do seu habitat de região para região. Factor importante para a sua ocorrência é a existência de áreas de solo nu ou de rocha. Frequenta alqueives, pousios, aceiros, caminhos, plantações jovens e uma grande diversidade de outros habitats com características similares. Prefere zonas de baixa altitude e com clima quente e seco.

Factores de Ameaça
Os factores de ameaça incluem a seca nas áreas de invernada no Sahel, assim como, nalgumas áreas, a intensificação da agricultura (por exemplo, por irrigação) e, noutras, o abandono dos campos, resultando numa regeneração natural dos matos ou em reflorestações (Mestre et al. 1987, Tucker & Heath 1994).

Medidas de Conservação
A manutenção de certas práticas agrícolas tradicionais poderá ser importante para esta espécie. No entanto, pouco se sabe sobre quais as práticas específicas mais favoráveis para o chasco-ruivo, pelo que é necessária alguma investigação neste domínio.

Igualmente relevante será compreender qual a importância das alterações nos habitats de invernada em África para a conservação desta espécie.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Airsoft Surgeon Infinity White Tiger Standard


Marca: Airsoft Surgeon
Código do Produto: AS-GBB-176
Peso: 1,066 kgs

A Infinity White Tiger Standard é uma arma especial para tiro prático, altamente customizada,  construída com uma corrediça da Infinity e gravações Strayer Signature. Uma pistola de airsoft de alta perfomance, altamente confiável. As armas altamente customizadas da Airsoft Surgeon's são construídas para ganhar com estilo. A melhor pistola em ferragens mas não menos artística pois as parte mais óbvia da GBB são as riscas de tigre no punho.

A corrediça híbrida dá uma precisão extra e o ciclo é bastante rápido adicionando peso extra no cano e reduzindo o peso na corrediça para contribuir para esse resultado. A simplicidade da combinação de cores cria um estilo único que faz as pessoas virarem as suas cabeças apenas para a verem.


Por dentro tem o Cabo de Precisão Airsoft Surgeon Non-Hop Up 6.02mm tornando-a incrivelmente precisa e permitindo o uso com tiro a relativamente longa distância bem como aumentando a potência para 350 fps. Em dupla acção a 10 até 15 pés com um grupo de 1 polegada ou menos não é nada difícil.


Nas pistolas gas blow back, quando mais suave for o ciclo da corrediça, mais estável é a posição nas suas mãos quando ela dispara. As corrediças originais Marui são muito boas por isso, mas uma corrediça de precisão cortada e afinada da Airsoft Surgeon é simplesmente assombrosa.


Para ser capaz de alcançar este alto nível de precisão, são necessários mais de 20 anos de experiência e um muito fino sentido para todos os pequenos detalhes de preparação e apresentação da armação e corrediça para que elas liguem e deslizem ao longo uma da outra com extrema precisão. Este toque altamente pessoal de artesão e engenharia é aplicado a cada armação e corrediça fazendo uma arma que perfeita e unicamente afinada. Quando puxa atrás a corrediça pela primeira vez numa pistola Airsoft Surgeon Custom como esta, vai saber do que estamos a falar.

Características:
  • Punho ergonomicamente desenhado é uma grande sensação para a maioria dos tamanhos de mãos. O arco através da traseira do punho oferece uma grande posição para maior controlo da pistola, incluí o alojamento de uma mola principal alumínio cromado preto, libertador do carregador e botão.
  • Segurança ambidextra com botões de desligar a segurança no punho para rápida activação.
  • Serrilhado à frente e atrás, guia da haste de comprimento total.
  • Tabela base de 4mm com um logo único Infinity.
  • Punho de competição estilo Magwell 2011 Infinity, totalmente maquinado de alumínio qualidade aeronave, que permite recarregamento rápido dando-lhe uma maior abertura que é suave e guia o carregador para o seu lugar. Libertador do carregador largo e axadrezado, para acelerar a libertação do carregador. Para atiradores com mãos pequenas; competidores que requerem libertações do carregador rápidas, esta peça é imprescindível.
  • Puxar o gatilho é super leve, 1 libra,  configurado para o top dos standard de tiro do mundo, permite-lhe a dupla acção facilmente.
  • Cão estilo triplo Xcelerated SV
  • Parafusos hexagonais de aço Airsoft Surgeon para extra forte energia bem como uma fantástica resistência ao clima, ferrugem e desgaste.

in