domingo, 10 de janeiro de 2016

Grandes Guitarristas X

BB King
N. 16 de Setembro de 1925, em Indianola, Mississippi, EUA.

Figura central da evolução do solo blues em guitarra eléctrica, BB King faz a ponte entre as tradições Delta da era moderna. Desde as anos 50 ate aos nossos dias, influenciou numerosos solistas de blues e de rock.

BB King cresceu a tocar guitarra e a cantar no coração do território do blues, o delta do Mississippi. Em 1946, vai a Memphis, onde descobre o estilo do seu primo, o guitarrista e cantor de blues Bukka White. Tendo crescido ao som do blues e do gospel, bem como do jazz, King é influenciado por grandes nomes da guitarra como Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, T-Bone Walker e ainda pelo guitarrista de jazz Charlie Christian. 

Esforça-se por aperfeiçoar a sua técnica linear preferindo aos acordes, o acompanhamento em arpejos que prolongam a voz e repetem as melodias cantadas. Os solos de grande simplicidade mas cheios de emoção, as linhas da guitarra, a utilização do vibrato e as notas puxadas conferem-lhe um som de guitarra muito expressivo e pessoal.

A sua presença magnética em palco, como testemunha o álbum Live At The Regal (1965), destaca a fluidez da sua técnica pontuada de solos enérgicos e poderosos.

O rei do blues
Os fraseados da guitarra e os breaks melódicos de BB King fazem parte da historia do blues.




in


Sem comentários: