“Não deixes a técnica sobrepor-se à moral. O desembaraço em campo, a arte do explorador, o campismo, as expedições, as boas acções, os Jamborees, a camaradagem, tudo isso são meios, não o fim a atingir. O fim é o carácter – carácter com um propósito é que a próxima geração seja dotada de bom senso num mundo insensato, e desenvolver a mais elevada concretização do serviço, que é o Serviço activo do Amor e do Dever para com Deus e o próximo.”
(in O Rasto do Fundador)
Embora tenha havido ao longo dos anos algumas adaptações de linguagem, as Finalidades Educativas do Escutismo, mantêm a fidelidade ao preconizado pelo fundador Baden Powell. Hoje as Finalidades Educativas do Escutismo caracterizam-se da seguinte forma:
- Relação consigo próprio
- Relação com o seu corpo
- Relação com o meio
- Relação com os outros
- Relação com Deus
Estas Finalidades encerram em si valores universais que constituem o Ideal Escutista e que, de uma forma sintética, se podem caracterizar da seguinte forma:
Relação consigo próprio: Desenvolvimento do Carácter
Honra, responsabilidade, obediência, verdade, lealdade, confiança, alegria, liberdade, humildade, coragem, sentido crítico, ...
Relação com o seu corpo: Desenvolvimento físico/saúde
Saúde, competência, higiene pessoal, alimentação, esforço, pureza, sacrifício, alma sã em corpo são, ...
Relação com o meio: Desenvolvimento prático/criatividade
Inventar, criar, transformar, não dependência, respeito, protecção, harmonia,...
Relação com os outros: Desenvolvimento da solidariedade/sentido dos outros
Sentido comunitário, a vida em sociedade, fraternidade universal, caridade, corresponsabilidade, amizade, respeito, ...
Relação com Deus: Desenvolvimento espiritual
Dever para com Deus, sentido criatural, sentido filial, fé aplicada à vida, comunhão, procura, peregrinação, felicidade, ...
Estas Finalidades Educativas consubstanciam para nós a educação integral, porque abrangem todos os aspectos e dimensões da pessoa; melhorar o carácter e a saúde, substituir o egoísmo pelo serviço, dotar de bom senso, são sinais claros de uma educação integral. A pessoa é no entanto um todo, único e irrepetível, e tudo nela está ao serviço do todo, falhar um aspecto ou uma dimensão é falhar a pessoa.
Para além de integral pretende-se uma educação harmoniosa, tendo em conta uma equilibrada realização de todos os aspectos e dimensões da pessoa, e progressiva, respeitando o natural despertar das potencialidades do ritmo, da idade, e das várias dimensões.
Relação consigo próprio: Desenvolvimento do Carácter
Honra, responsabilidade, obediência, verdade, lealdade, confiança, alegria, liberdade, humildade, coragem, sentido crítico, ...
Relação com o seu corpo: Desenvolvimento físico/saúde
Saúde, competência, higiene pessoal, alimentação, esforço, pureza, sacrifício, alma sã em corpo são, ...
Relação com o meio: Desenvolvimento prático/criatividade
Inventar, criar, transformar, não dependência, respeito, protecção, harmonia,...
Relação com os outros: Desenvolvimento da solidariedade/sentido dos outros
Sentido comunitário, a vida em sociedade, fraternidade universal, caridade, corresponsabilidade, amizade, respeito, ...
Relação com Deus: Desenvolvimento espiritual
Dever para com Deus, sentido criatural, sentido filial, fé aplicada à vida, comunhão, procura, peregrinação, felicidade, ...
Estas Finalidades Educativas consubstanciam para nós a educação integral, porque abrangem todos os aspectos e dimensões da pessoa; melhorar o carácter e a saúde, substituir o egoísmo pelo serviço, dotar de bom senso, são sinais claros de uma educação integral. A pessoa é no entanto um todo, único e irrepetível, e tudo nela está ao serviço do todo, falhar um aspecto ou uma dimensão é falhar a pessoa.
Para além de integral pretende-se uma educação harmoniosa, tendo em conta uma equilibrada realização de todos os aspectos e dimensões da pessoa, e progressiva, respeitando o natural despertar das potencialidades do ritmo, da idade, e das várias dimensões.
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