Do K6 ao K6-3, pouca coisa mudou na arquitectura dos processadores AMD. O K6-2 trouxe as instruções 3D-Now! Enquanto o K6-3 ganhou um cache L2 que trabalhava na mesma frequência do processador e passou a utilizar o cache encontrado na placa mãe aproveitado na forma de um cache L3.
Foram melhoradas também as técnicas de produção, o que permitiu o lançamento de processadores trabalhando a frequências mais altas. O núcleo do processador, assim como o coprocessador aritmético porém, não foram mudados em praticamente nada. Basicamente foram adicionados apenas alguns “acessórios” ao K6, que o tornaram mais rápido.
Durante muito tempo, a AMD prometeu um novo processador, onde fosse solucionado o velho problema de desempenho dos processadores AMD em aplicações gráficas e que finalmente fosse capaz de apresentar um desempenho igual ou superior a um processador Intel equivalente em todos as aplicações. Quando finalmente foi lançado, o K7 como era chamado até então ganhou o apelido de Athlon.
O Athlon foi um projecto de processador completamente novo, ao contrário do Pentium III que utiliza a mesma arquitectura do Pentium II, apenas com as novas instruções SSE e um cache L2 mais rápido, no caso da versão Coppermine.
A fim de atingir todas as metas de desempenho, a AMD optou por abandonar a ideia de processador de baixo custo, como tínhamos no K6-x e optar por um projecto realmente “generoso” em termos de número de transístores e recursos. Apesar de tudo, a AMD conseguiu manter os preços de venda mais baixos que os processadores Intel, pois passou a trabalhar com margens de lucro mais estreitas.
Um processador é mais ou menos como uma fábrica. Desde que o projecto seja bem elaborado, quanto mais componentes forem adicionados e mais “operários” tivermos trabalhando, maior será a produção em cada ciclo de relógio. É por isso que um Pentium de 100 MHz é muito mais rápido que um 486 também de 100 MHz, e é nisso que a AMD apostou suas fichas enquanto produzia o seu novo processador.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
Sem comentários:
Enviar um comentário