domingo, 21 de agosto de 2011

Apus pallidus, Andorinhão-pálido, Andorinha-do-mar (Madeira)

Taxonomia
Aves,  Apodiformes,  Apodidae.
 
Tipo de ocorrência
Madeira:  Estival  nidificante.
 
Classificação
Madeira:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito,  não  são  conhecidos  parâmetros  básicos  referentes  a  esta  espécie,  como  o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
Nidifica nas zonas costeiras e em ilhas do Mediterrâneo, em zonas interiores do Sul da Europa, na Península Arábica, Norte de África, Madeira, Canárias, Sul do Sara e Este do Paquistão (Hagemeijer & Blair 1997).

No Arquipélago da Madeira, ocorre nas Ilhas da Madeira e do Porto Santo, apesar da sua nidificação  só  ter  sido  comprovada  para  a  primeira,  onde  é  uma  ave  aparentemente pouco abundante.

População
É uma das espécies menos conhecidas do arquipélago, o que em larga escala se fica a dever  ao  facto  de  existirem  poucos  observadores  regulares  na  região  que  consigam fazer a distinção entre esta espécie e A. unicolor.

Em  termos  de  estatuto  de  ameaça  a  nível  da  Europa,  a  espécie  é  considerada  Não ameaçada  (BirdLife  International  2004).  Em  Espanha,  está  classificada  como  Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004).

Factores de Ameaça
Não existe qualquer tipo de referência sobre a existência ou não de ameaças históricas e presentes que ponham em causa a perenidade desta espécie.

Medidas de Conservação

Não se preconizam medidas de conservação concretas a implementar. Importa aumentar o conhecimento sobre a situação da espécie (efectivos e tendências) na Madeira.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: