segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tubos de extensão

Um tubo de extensão é um acessório que se interpõe entre o corpo da câmara e a objectiva com o fim de reduzir a distância mínima de focagem da lente. Ainda que sejam parecidos nada tem a ver com um multiplicador. O objectivo do tubo de extensão em vez de aumentar a distância focal (o zoom) é reduzir a distância mínima a partir da qual se pode focar. Por isso o seu uso é principalmente para a fotografia macro.

Os tubos de extensão podem acoplar-seuns aos outros com o fim de reduzir ainda mais a distância mínima de focagem.

Também reduzem a luminosidade e ainda uns quantos mais se agrupam, por isso não é bom abusar deles. Utilizando este tipo de tubos não se pode focar ao infinito porque uma vez que reduz a distância mínima de focagem também reduz a distância máxima de focagem.

Antes de comprar un(s) multiplicador(es) assegure-se de que sejam compativeís com o corpo da sua câmara e suas objectivas e que funcionem correctamente as funções de autofocagem e no seu caso de estabilizador de imagem.

Tal como os multiplicadores, os tubos de extensão podem ser úteis, mas uma objectiva específica macro sempre terá muita mais qualidade que uma objectiva normal com tubos de extensão. O motivo é que as objectivas macro dão bastante mais profundidade de campo, que é crítica na fotografia macro.

Sem comentários: