sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O começo – tirar fotografias em modo automático

Muitas câmaras digitais têm
um disco selector de modos
de cena, que pode rodar para
seleccionar vários modos,
incluindo o Automático.
Todas as câmaras digitais têm um modo Automático que define o foco e a exposição. Com a câmara neste modo, tudo o que tem que fazer é enquadrar a imagem e carregar no botão do obturador. Vai perceber que este modo é ideal na vasta maioria das situações, porque lhe permite concentrar-se no objecto e não na câmara. Aqui estão algumas coisas que deve fazer quando usa o modo Automático, em quase qualquer câmara digital.

Preparar a câmara. Ligue a câmara e coloque-a em modo Automático. Sempre que possível, desligue o monitor e enquadre a imagem no visor. Se a câmara tem uma tampa na objectiva, certifique-se que a retira. A primeira vez que usar a câmara ou se as baterias foram retiradas ou descarregadas por um período longo, deverá introduzir a data e a hora. Quando a data e a hora estão correctamente gravadas nas imagens, isso pode ajudá-lo a organizar, localizar e identificá-las mais tarde.

Verificar os parâmetros. Verifique sempre os parâmetros da câmara antes de uma sessão. Confirme quantas fotografias pode captar com os parâmetros estabelecidos, e o estado da bateria. Aprenda o significado dos ícones, porque é usual mudar um parâmetro e mais tarde esquecer-se que o fez. Alguns destes parâmetros mantêm-se alterados mesmo quando desliga e volta a ligar a câmara e vão afectar todas as fotografias seguintes.

Segurar a câmara. Quando tira fotografias, segure a câmara com a mão direita e a objectiva com a mão esquerda. Certifique-se que ao segurar a câmara não bloqueia o flash, o sensor ou a objectiva com as mãos.

Enquadrar a imagem. Use o monitor, ou o visor, se a sua câmara tiver, para compor a cena que pretende capturar. Se a câmara tiver uma objectiva zoom pode aproximar e afastar a imagem, carregando no botão ou alavanca, ou rodando o anel da objectiva. Fazer zoom out alarga o ângulo de visão, e fazer zoom in estreita-o. Se a imagem no visor estiver pouco nítida, verifique se a câmara tem um regulador de dioptrias, para ajustar a imagem aos seus olhos.

Algumas câmaras digitais têm mais que uma área de foco, e aquela que está a ser usada acende-se ou pisca quando pressiona o botão do obturador até meio (seta em cima). Quando o foco se fixa, é habitualmente mostrada uma luz indicadora (seta em baixo) e é possível que a câmara emita um som de aviso.
Foco automático. Componha a imagem de forma a que o objecto que pretende que fique mais nítido, esteja coberto por uma das áreas de foco no visor ou no ecrã. Algumas câmaras têm mais que uma área de foco opcional e focam a imagem que está mais próxima. Outras têm apenas uma área de foco, mas permitem que as mova de forma a apontar para qualquer parte da cena. Estas opções facilitam o foco num objecto que não esteja no centro do enquadramento – basta focar, bloquear o foco e voltar a reenquadrar.

Exposição automática. O sistema de exposição mede a quantidade de luz reflectida por várias partes da cena e usa essas leituras para calcular e estabelecer a melhor exposição possível. Isto acontece ao mesmo tempo em que o foco se fixa – quando pressiona o botão do obturador até meio.

Flash automático. Se a luz for demasiado fraca, o sistema de exposição automática, vai geralmente fazer disparar o flash integrado da câmara, de modo a iluminar a cena. Se o flash vai disparar, este abre-se, ou ilumina-se uma lâmpada de flash quando carrega no botão do obturador até meio. Caso a lâmpada de flash pisque, significa que o flash está a carregar. Solte o botão do obturador por alguns segundos e tente de novo.

Balanço de brancos automático. Como a tonalidade de uma fotografia é afectada pela cor da luz que ilumina a cena, a câmara ajusta automaticamente o balanço de brancos, de modo a que os objectos brancos da cena apareçam da mesma cor na fotografia.

Tirar a fotografia. O botão do obturador tem duas fases. Quando o pressiona até meio, a câmara estabelece o foco e a exposição e acende-se uma luz indicadora, ou é emitido um som de aviso. (Caso a luz indicadora fique intermitente, significa que a câmara está a ter dificuldades em focar). Depois, basta pressionar o botão do obturador até ao fim para tirar a fotografia. As fotografias capturadas são inicialmente armazenadas na memória temporária (buffer) da câmara. Quando esta está cheia, terá que aguardar até que uma ou mais fotografias sejam transferidas para o cartão de memória, para poder tirar mais fotografias.

Quando tira uma fotografia, não carregue com demasiada força no botão do obturador. Pressione-o suavemente até meio e aguarde até que a câmara estabeleça o foco e a exposição. Só aí deverá tirar a fotografia, pressionando-o delicadamente até ao fim.
Revisão das imagens. Muitas das câmaras mostram brevemente a imagem assim que é capturada. Isto permite-lhe decidir se a imagem está suficientemente boa ou se é melhor captá-la de novo.

Aumente as probabilidades de obter uma foto excelente, capturando o máximo de imagens que conseguir imaginar de uma qualquer cena - altere o seu posicionamento, a distância, e os ângulos. Pode vir a surpreender-se mais tarde com os resultados obtidos.

Parar. Quando terminar a sua sessão fotográfica, desligue a câmara para conservar a carga da bateria. Se uma imagem está a ser armazenada quando desliga a câmara, esta será totalmente armazenada, antes que a câmara se desligue.


Sem comentários: