sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Porquê o Digital?

Muitas das lojas têm
quiosques que lhe
permitem imprimir
as fotografias no local.
Neste livro assume-se que, ou já é, ou decidiu tornar-se um fotógrafo digital. Se ainda não está completamente convertido e se se pergunta porque é que a fotografia digital substituiu o filme quase totalmente em menos de uma década, aqui estão algumas razões. Poderíamos assumir que é por causa da qualidade da imagem, já que as imagens digitais são equivalentes, e por vezes melhores do que as imagens realizadas em filme. Todavia, a verdadeira razão para a mudança vai noutro sentido: no facto de que, logo que são capturadas, as fotografias digitais estão já num formato que as torna incrivelmente fáceis de partilhar e usar. Por exemplo, podem-se inserir fotografias digitais em documentos, imprimi-las num quiosque, enviá-las por e-mail aos amigos ou publicá-las numa página Web, onde podem ser vistas por qualquer pessoa no mundo. Na maioria das câmaras, é possível visualizar imediatamente as imagens num monitor LCD na parte de trás da câmara, ou ligá-las a um televisor e ver as imagens em slide show. Algumas câmaras podem até ser ligadas a um telescópio ou microscópio para mostrar imagens radicalmente ampliadas num televisor com ecrã de grandes dimensões. É esta possibilidade de partilhar constantemente fotografias com qualquer pessoa, em qualquer lugar, que torna a fotografia digital tão atractiva.

Podem colocar‑se imagens
em mapas interactivos,
simplesmente arrastando-as
e soltando-as aí.
Aqui estão mais algumas razões pelas quais esta mudança foi tão radical:
• Optar pelo digital possibilita-lhe poupar dinheiro a longo prazo, já que não tem que comprar rolos de filme e pagar pela sua revelação e impressão.
• Não é obrigado a perder tempo a deslocar-se duas vezes à loja para deixar e depois levantar as imagens (se bem que pode fazê-lo com um cartão de memória).
• As câmaras digitais mostram instantaneamente o aspecto das fotografias, pelo que, pode poupar-se à desilusão um ou dois dias depois do filme ser revelado.
• Pode visualizar as imagens antes de as imprimir e, caso não lhe agradem, pode melhorá-las, ou então poupar dinheiro e não imprimi-las ou apagá-las.
• A fotografia digital (pelo menos no caso do consumidor) não usa os químicos tóxicos que geralmente acabam por desaguar nos nossos cursos de água, rios e lagos.
• Não é necessário esperar para acabar um rolo para revelá-lo (ou desperdiçar filme quando não se pode esperar).
• Muitas das câmaras digitais são capazes de capturar não só imagens estáticas, mas também som e vídeo – têm tanto de gravadores multimédia como de câmaras.

É possível imprimir e encadernar as imagens
num álbum digital. Imagem cortesia de
PhotoWorks.com.
• Pode usar-se um programa de edição de imagem para melhorar ou alterar imagens digitais, por vezes directamente na câmara. Por exemplo, é possível reenquadrar, remover os olhos vermelhos, mudar as cores ou o contraste, e até adicionar ou eliminar elementos. É como usar uma câmara escura com as luzes ligadas e sem os químicos.
• É possível publicar imagens numa página Web, para que outras pessoas possam vê-las ou mesmo imprimi-las.
• As imagens podem ser impressas nas páginas de um livro encadernado, semelhante aos que se vêem nas livrarias.
• Podem criar-se slide shows e gravá-los num DVD, para reproduzir num televisor, com música de fundo ou narração.


Sem comentários: