sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Quando as coisas correm mal

Os ícones do painel de
controlo ou do ecrã da
câmara indicam o estado
da bateria. Esses ícones,
muitas vezes semelhantes
aos aqui apresentados,
indicam quando a bateria
está completamente
carregada (à esquerda) e
fraca (à direita).
De acordo com a lei de Murphy, se há alguma coisa que possa correr mal, isso acontecerá certamente. Aqui estão algumas das barreiras que terá de enfrentar com uma câmara digital.
 
• Se a câmara parecer estar desligada, pode simplesmente estar em modo de descanso. Quando não utiliza nenhum controlo durante determinado espaço de tempo, a câmara entra nesse modo para poupar a bateria. Para a reactivar basta premir o botão do obturador até meio. Após um longo período de inactividade, algumas câmaras desligam-se completamente e terá de ligá-las novamente. É possível alterar o intervalo de tempo necessário para que qualquer uma destas acções ocorra.
 
• Não conseguir ligar a câmara, as baterias estiveram descarregadas ou forem removidas, ou não tiver inserido o cartão de memória.
 
• Se a sua bateria acaba rapidamente, pare de utilizar o ecrã para enquadrar e reproduzir fotografias. Se estiver frio, mantenha as baterias ou a câmara dentro do casaco.
 
• Quando ligar a câmara, aparece um ícone no painel de controlo que indica se a bateria está totalmente carregada, a ficar fraca, ou quase descarregada e a precisar de ser substituída imediatamente. É aconselhável levar sempre baterias suplentes com a carga completa.
 
• Quando liga a câmara pode ser apresentada uma mensagem de erro se houver algum problema com o cartão de memória ou com a câmara.

• Se não conseguir captar imagens, isso pode dever-se ao facto de o cartão de memória estar cheio. Para libertar espaço para novas fotografias, transfira as imagens para um computador e formate o cartão de memória, apague algumas fotos que não quer, ou mude para um tamanho de imagem inferior. Muitas câmaras também não disparam até que a imagem esteja focada.
Pense bem antes de apagar
ficheiros ou formatar o seu cartão
de memória. É fácil perder ficheiros.
Se alguma vez apagar fotos ou
formatar um cartão por engano,
a única alternativa é tentar recuperar
as imagens com um software - basta
fazer uma pesquisa na internet por
“digital image recovery”, para os
encontrar online.

• Para controlar qual a parte da cena que a câmara deverá focar, leia o manual do utilizador da sua câmara para perceber como funciona o foco nos vários modos de exposição.
 
• Se a luz auxiliar de focagem piscar quando pressiona o obturador até meio, a câmara pode estar com dificuldade em fixar o foco.
 
• Se a luz do flash piscar quando prime o botão do obturador até meio, o flash está a carregar. Liberte o obturador por alguns segundos e tente novamente.
 
• Se as fotografias com flash ficarem escuras, provavelmente estará demasiado distante do assunto. A maioria dos flashes incorporados só consegue iluminar assuntos a cerca de três metros de distância, não têm potência suficiente para iluminar assuntos demasiado distantes.
 
• Se as fotografias ficarem demasiado claras quando utilizar o flash, pode ter de reduzir a potência do flash.
 
• Se as suas fotografias ficarem desfocadas, pode não ter a câmara firme quando dispara o obturador. As maiorias das imagens desfocadas deve-se ao impulso demasiado brusco quando dispara o obturador. Mas também pode estar muito próximo do assunto, ou o motivo pode estar a deslocar-se demasiado rapidamente.
 
• Nunca tire fotografias ao sol ou a outras fontes de luz intensa. Isso pode prejudicar os seus olhos ou danificar o sensor de imagem da câmara.
 
• Se os resultados não forem os esperados, isso pode dever-se ao facto de a câmara estar a assumir parâmetros que definiu anteriormente. Algumas câmaras memorizam as alterações de parâmetros que fez, mesmo depois de a desligar e voltar a ligar. Verifique se a sua câmara tem uma opção que reponha os parâmetros predefinidos de origem.


Sem comentários: