sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Modo de Reprodução

A Kodak Easyshare permite
arrastar imagens para
álbuns fotográficos usando
um estilete.
Quase todas as câmaras digitais possuem um ecrã LCD e um modo de reprodução, para exibir e percorrer as fotografias tiradas. Apesar de ser muito útil, é difícil fazer “decisões de guardar ou apagar” imagens, porque a dimensão e resolução destes monitores está muito longe da dos monitores de computadores de qualidade.

Apesar desta limitação, aqui estão algumas das características mais úteis do modo de reprodução.

A edição da imagem directamente na câmara permite-lhe remover olhos vermelhos, ajustar tons e cores, reduzir o tamanho de uma imagem, adicionar margens e usar efeitos especiais. Todas as alterações são realizadas numa cópia, para que a imagem original se mantenha inalterada. Esta característica relativamente nova torna-se cada vez mais importante, na medida em que as câmaras possibilitam o envio de fotografias directamente para páginas de partilha na Web, impressoras e endereços electrónicos.

Os slide shows exibem as imagens em sequência no monitor da câmara, mas muitas câmaras digitais têm uma saída de vídeo (NTSC ou PAL) que permite ligá-las a um televisor usando uma entrada padrão ou terminais de video-in. Algumas câmaras usam efeitos especiais tais como o Dissolve (transição suave entre as imagens), e alguns modelos permitem até acompanhar o slide show com música. Todavia, a não ser que se copiem imagens mais antigas novamente para a câmara, esta é apenas uma vantagem momentânea. A partir do momento em que se apagam imagens, para se obter mais espaço para novas fotografias, deixa de ser possível exibi-las na câmara. No entanto, é possível usar um programa no computador para criar slide shows e gravá-los em DVD para reproduzir num leitor. Muitas câmaras permitem reproduzir som ou vídeo anteriormente capturados.
 
Álbuns fotográficos. Se a câmara permite armazenar uma selecção de fotografias num álbum fotográfico, é possível rever as imagens nesse modo.
 
A gestão de imagens permite-lhe percorrer as imagens captadas e eliminar, rodar, renomear, imprimir, proteger, copiar ou geri-las de qualquer outra forma. Muitas câmaras também permitem a visualização de grupos de imagens em mosaico, de forma a localizar e seleccionar rapidamente as imagens que procura. Muitas permitem até ampliar a imagem para ver os detalhes – uma óptima forma de confirmar a nitidez, as cores e os tons. Algumas câmaras recentes possuem um ecrã táctil permitindo gerir as imagens com um estilete em vez de botões ou discos selectores.
 
É possível tirar uma fotografia
em modo de Retrato (em cima)
ou de Paisagem (em baixo).
A impressão directa das imagens permite usar o monitor da câmara para seleccionar as imagens a imprimir, quando se dispensa o computador para imprimir directamente a partir da câmara.
 
Um sensor de orientação, usado em várias câmaras, detecta o movimento de virar a câmara na vertical para tirar uma fotografia, e inclusivamente reconhece a orientação correcta da imagem. Quando a imagem é reproduzida, esta aparece girada no ecrã para que não tenha que rodar a câmara para vê-la ou virar a cabeça para o lado quando a visualiza no ecrã do televisor. (A rotação automática não funciona correctamente quando a câmara é disparada directamente para cima ou para baixo, pelo que pode escolher desligar esta função). As imagens podem ou não aparecer viradas no computador, porque isso depende do programa que é usado.
 
Também é possível usar um comando Rodar no menu de reprodução para rodar apenas imagens específicas captadas anteriormente.
 
A informação sobre uma imagem pode ser exibida em muitas câmaras. Esta informação, chamada de metadata Exif, é guardada no ficheiro de imagem no momento em que tira a fotografia. Pode incluir a data e a hora em que a imagem foi captada, o tempo de obturação e a abertura, e uma imagem em miniatura. Alguns modelos também realizam um histograma e um aviso de altas luzes (sobreexposição). Algumas câmaras permitem também seleccionar a quantidade de informação a ser mostrada, de forma a aceder a todos os dados quando revê as imagens, ou desligar essa função quando visualiza as imagens em slide show.


Sem comentários: