O tamanho dos discos magnéticos determina o tamanho físico do disco rígido. Actualmente são utilizados discos de 3.5 polegadas de diâmetro, mas também é possível encontrar alguns modelos mais antigos de 5.25 polegadas (quase do tamanho de um drive de CD-ROM), como os modelos Quantum Bigfoot, muito vendidos há tempos atrás.
Estes discos maiores, porém, não são uma boa opção, pois são bem mais lentos e mais passíveis de problemas que os seus irmãos menores. Isso deve-se à vários factores: sendo os platters maiores, não se consegue fazê-los girar a uma velocidade muito alta, ocasionando lentidão no acesso aos dados gravados. Devido à superfície dos discos ser muito maior, as cabeças de leitura demoram muito mais tempo para conseguir localizar os dados, justamente devido à maior distância a ser percorrida.
Devido ao maior esforço, o mecanismo de rotação também é mais passível de defeitos e os discos magnéticos são mais vulneráveis a impactos e vibrações. Finalmente, por serem maiores, os discos acabam tornando-se mais caros de se produzir.
Existem também discos de 2.5 polegadas, destinados a notebooks, devido ao seu tamanho reduzido e baixo consumo de energia. Existem também, discos miniaturizados, destinados a aparelhos menores, como handhelds, palmtops, câmaras digitais, colectores de dados etc. que chegam a ser menores que uma moeda de 1 euro.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
de Carlos E Marimoto
Sem comentários:
Enviar um comentário