sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Capturar Imagens

É importante ter bons
reflexos quando se
fotografam objectos
em movimento.
Henri Cartier-Bresson é famoso pelas suas fotografias que captam o “momento decisivo”, em que acções não relacionadas se interceptam num único instante, o que produz uma imagem inesquecível. A sua coordenação entre o olho e a mão não encontrou rival e ele conseguiu obter tais resultados porque estava sempre preparado. Nunca hesitou na utilização dos controlos da câmara, ou no aproveitar das oportunidades.

A maior parte das câmaras digitais têm sistemas de exposição e foco automáticos, que o libertam da preocupação com os controlos. No entanto, estas câmaras têm outros problemas que tornam os momentos decisivos difíceis de capturar. Muitos destes problemas foram resolvidos nas câmaras mais caras, mas permanecem nas mais económicas.

Uma das coisas que desorientou os fotógrafos é o tempo de espera entre o pressionar do obturador e o momento em que a imagem é realmente captada. Este e outros tempos de espera inerentes às câmaras digitais, afectam a capacidade de captar expressões fugazes ou dar resposta a acções rápidas quando se tiram fotografias.

O tempo de arranque é o tempo que demora a poder tirar uma fotografia depois de ligar a câmara. As câmaras digitais costumavam ter um tempo de arranque muito longo, mas agora, a maioria arranca quase instantaneamente.

O atraso do obturador é o tempo de espera entre o pressionar do botão do obturador e a real captação da imagem. Este compasso de espera acontece porque a câmara demora tempo a desimpedir o sensor da imagem, estabelecer o balanço de brancos correcto e focar a imagem, antes de disparar o flash (quando é necessário) e tirar a fotografia. As melhores câmaras quase não têm atraso do obturador.

O tempo de processamento ocorre quando uma imagem é processada e armazenada, especialmente quando é usada a função de redução de ruído. Este atraso foi reduzido significativamente através da introdução na câmara de uma memória interna ou intermédia (buffer). As imagens são temporariamente armazenadas na memória interna enquanto aguardam o processamento, já que podem ser armazenadas mais rapidamente na memória intermédia do que no cartão de memória. É possível fotografar até encher a memória interna, e depois continuar a fotografar assim que algumas imagens tenham sido transferidas daí para o cartão de memória.

O tempo de reciclagem do flash ocorre quando se captura uma sequência de imagens com flash. Enquanto o flash está a carregar, geralmente não é possível tirar uma fotografia, ou quando é possível, esta fica subexposta. Em ambos os casos é necessário aguardar que o flash carregue para tentar de novo.

Escurecimento do visor. Quando se tira uma fotografia com uma câmara reflex, o seu espelho levanta-se para permitir que a luz incida sobre o sensor. Enquanto o espelho está levantado não é possível ver através do visor. Este bloqueio deve ser o mais curto possível. Todos estes atrasos afectam a velocidade com que se liberta da primeira fotografia, ou com que se captura uma série de imagens (designado comummente como intervalo entre disparos). Se os atrasos forem demasiado longos, podem-se perder oportunidades de fazer boas fotografias.

Quando se antecipa a acção, compõe-se a cena
e foca-se a imagem. Assim que a acção acontece,
é possível captar a imagem imediatamente.
Para reduzir estes atrasos quando captura fotografias de acção, pode compor a imagem e pressionar o botão do obturador até meio para estabelecer os valores de foco e exposição. Esta posição deve ser mantida até que a acção antecipada aconteça, e então o botão deve ser premido até ao fim para tirar a fotografia. (Este procedimento gasta a bateria mais rapidamente). A câmara dispara imediatamente porque o foco e a exposição tinham já sido calculados.

Em algumas câmaras também se pode pressionar o botão do obturador até ao fim, de uma vez, mas haverá um compasso de espera até a fotografia ser tirada e é possível que fique desfocada.




Sem comentários: