sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fotografia Contínua

A velocidade com que é possível
capturar imagens em modo de
disparo Contínuo é especificada
em fotogramas por segundo (fps).
A velocidade normal encontra-se
entre os 3 e os 5 fps.
Na maioria das situações, só se tira uma fotografia de cada vez, mas esta não é a única forma de fotografar. Também é possível captar sequências de fotografias. No modo Contínuo, basta manter a pressão no botão do obturador e as imagens são captadas sequencialmente até se soltar o botão. O número de imagens que é possível capturar de uma só vez está limitado pela capacidade da memória intermédia da câmara (buffer) – um tipo de memória que é capaz de armazenar rapidamente as imagens capturadas sequencialmente. Nas câmaras mais económicas, com memória intermédia pequena ou sem memória intermédia, é possível que a câmara use uma imagem de menores dimensões para capturar sequências, já que isso reduz o tempo de processamento e de armazenamento.


Ícones dos modos de disparo
Contínuo (em cima) e disparo
Único (em baixo).

Depois de fotografar uma sequência, pode escolher a melhor imagem, usar a totalidade das imagens para criar uma animação exibindo a sequência rapidamente como fotogramas num filme, ou juntar uma série de sequências de forma a realizar um pequeno filme.













O modo Contínuo permite capturar
uma série de imagens semelhantes
às de um filme. Depois, pode escolher
a melhor para imprimir, usá-las todas
para criar uma animação ou utilizar
uma série para analisar uma acção,
como o movimento de um taco
de golfe ou de um bastão de basebol.




A câmara é capaz de armazenar as imagens na memória intermédia (buffer) mais rapidamente que no cartão de memória. Uma memória interna de grande capacidade permite-lhe captar mais imagens no modo Contínuo.

Sem comentários: