sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Enquadrar Imagens

Os ecrãs mostram-lhe como
ficará a imagem vista a
partir da objectiva.
Para escolher uma câmara digital, uma das primeiras coisas a decidir é se pretende um modelo com ecrã e visor. Muitas das câmaras pequenas mais recentes abdicaram do visor, em parte para terem mais espaço disponível para ecrãs maiores. Isso é uma espécie de “presente envenenado”, uma vez que o papel de cada um deles é bastante diferente, embora tenham coisas em comum. Se a sua câmara não tiver um visor, será forçado a compor todas as suas imagens através do ecrã. Isso
Os melhores ecrãs são flexíveis
(giratórios e inclináveis sobre
qualquer ângulo), chamados
ecrãs de ângulo variável.
significa que terá de lidar com luminosidade excessiva em dias de sol forte e encontrar uma forma de evitar o desfoco causado pelo movimento da câmara enquanto a segura de braços esticados.

Ecrãs
 
Os monitores são pequenos ecrãs LCD a cores incorporados na maioria das câmaras. O seu tamanho, normalmente entre 1,5 e 4 polegadas, é
Com um ecrã giratório, pode
colocar a câmara no chão e
levantar o LCD para ver o
enquadramento, tal como
aconteceu com este tritão.
definido a partir da medida diagonal. A maior parte deles permitem-lhe fazer ajustes de brilho manualmente, ou então a câmara faz os ajustes para as diferentes condições de iluminação automaticamente. Estes ecrãs são utilizados para apresentar menus e reproduzir as imagens que captou. No entanto, em muitas, mas não em todas as câmaras, pode também enquadrar a imagem através do monitor. Grande parte das câmaras reflex não o permite, porque utilizam um espelho para reflectir a imagem formada pela objectiva no visor. O sensor de imagem apenas gera a imagem quando o espelho levanta e o obturador abre. Algumas câmaras reflex utilizam um segundo sensor no visor para que a imagem seja
O modo de paisagem mostra
a imagem na horizontal.
apresentada continuamente no ecrã LCD – um processo chamado live view (visualização directa). Isso, para além de lhe permitir enquadrar a imagem a partir do ecrã, pode ser utilizado para gravar vídeos, algo que as outras reflex não conseguem. Só o tempo poderá dizer se esta funcionalidade será amplamente adoptada.

O modo de revisão da imagem apresenta uma fotografia no ecrã durante alguns segundos, imediatamente após a captura. Algumas câmaras permitem-lhe manter a imagem no ecrã durante
O modo de retrato mostra
a imagem na vertical.
mais tempo para que possa apagá-las, ou executar outras funções de controlo da imagem. Algumas câmaras integram em simultâneo os modos de revisão e reprodução da imagem, por isso, depois de rever a foto que captou pode percorrer as outras e utilizar os comandos disponíveis no modo de reprodução.

Os histogramas são gráficos que mostram a distribuição de brilhos na sua imagem, para que possa verificar se a exposição está correcta. A maioria das câmaras com esta funcionalidade
Os visores das câmaras reflex
(SLR) mostram as áreas de
focagem e os parâmetros da
câmara.
permitem-lhe apenas ver o histograma depois de captar a fotografia, mas algumas permitem aceder ao histograma durante o enquadramento.

Se a sua câmara permitir enquadrar a imagem a partir do ecrã (nem todas o permitem), a imagem apresentada provém directamente do sensor de imagem, ou seja, trata-se de um sistema de visualização TTL (trough-the-lens – ou através da objectiva). No entanto, há alturas em que pode não querer utilizar o ecrã para compor a imagem, pelas seguintes razões:
Um ícone comum do ecrã.

Poupar a bateria. Os ecrãs grandes consomem rapidamente as baterias, por isso, o melhor é mantê-los desligados sempre que possível e utilizar o visor para enquadrar as fotografias.

O brilho dos dias de sol intenso torna difícil a visualização da imagem no ecrã.

A estabilidade diminui quando segura a câmara
de braços esticados. Desta forma, a trepidação da câmara pode fazer com que a imagem fique tremida.

Apesar dos inconvenientes, há várias situações em que utilizar o ecrã para enquadrar é muito útil.

Close-ups. Quando capta planos fechados (close-ups) o ecrã é a opção ideal para enquadrar e focar a imagem, uma vez que a cena que vê é
Uma vez que um visor óptico
está descentrado
relativamente à objectiva,
o que vê através dele (em
cima) não corresponde à
imagem que regista (em
baixo).
precisamente igual à imagem que irá obter. Um visor óptico não permite essa visualização, porque está descentrado relativamente à objectiva.

Ângulos invulgares. Ao fotografar acima de uma multidão, ao nível do chão, ou a partir de uma esquina, uma câmara com ecrã rotativo e inclinável permite-lhe compor a imagem sem que tenha de ter o olho no visor.

Relativamente ao ecrã deve ter em conta os seguintes aspectos:
• O ecrã recebe a imagem directamente a partir do sensor, por isso a imagem resultante é vista através da objectiva (TTL). A maioria mostra a imagem na
O visor da Leica tem linhas
que indicam a cobertura
de objectivas de
24 mm e 35 mm.
íntegra.
• Os ecrãs normalmente permitem-lhe verificar de a imagem ficará sub ou sobreexposta. Assim pode usar o flash ou ajustar a exposição para conseguir melhores resultados.
• Os ecrãs rotativos e inclináveis (de ângulo variável) permitem-lhe fotografar a partir de ângulos diferentes.
• O tamanho e a resolução do ecrã são importantes não só para avaliar as imagens, como também para as partilhar com outros.
• Uma visualização mais ampla permite-lhe ver as
Colocar uma protecção ocular
sobre o visor bloqueia a
entrada da luz quando utiliza
o temporizador ou um
controlo remoto - assim
não afecta a exposição.
suas fotos com um grupo de amigos.
• Uma protecção transparente mantém o seu ecrã livre de riscos. São baratas e fáceis de colocar.
• Algumas câmaras podem ser ligadas ao televisor enquanto fotografa, por isso poderá ver tudo num ecrã muito maior.
• Uma superfície anti-reflexos, combinada com os ajustes de brilho do ecrã, permite-lhe ler os menus e visualizar as imagens mesmo debaixo de sol forte, quando muitos ecrãs praticamente se transformam em espelhos.

Visores


Os visores electrónicos são
pequenos ecrãs planos
colocados dentro do visor.
Imagem cortesia da Zight.
Os visores oculares são a solução ideal para seguir objectos em rápido movimento para conseguir captar o momento decisivo. Uma das vantagens de alguns, mas não todos, é que não consomem bateria, por isso ela dura mais. Por outro lado, a maioria dos visores são conjugados com a objectiva zoom e mostram a mesma área que será registada na imagem final. Há três tipos de visores e muitos fotógrafos consideram o visor telemétrico o melhor, seguido do tipo de visor utilizado nas reflex.
Algumas câmaras de
apontar-e-disparar não
têm visor, por isso tem
de enquadrar as imagens
no ecrã.

• Os visores utilizados nas reflex digitais permitem visualizar a imagem através da objectiva (TTL). Um espelho reflecte a luz proveniente da objectiva para um prisma que a direcciona para o visor ocular. Quando tira uma fotografia o espelho levanta e o obturador abre, para que a luz atinja o sensor, criando a imagem. Com este tipo de visores aquilo que o fotógrafo vê corresponde ao que a objectiva “vê” e, por isso, ao que ficará registado. Algumas câmaras têm ecrãs de focagem intermutáveis para que possa adaptá-las às suas preferências. Por exemplo, para a fotografia de arquitectura ou de produto pode ser útil ter uma grelha com linhas no visor para manter as coisas alinhadas. Algumas câmaras também permitem adicionar essa grelha digitalmente, através dos parâmetros da câmara.

• Os visores ópticos das câmaras de apontar-e-disparar e das telemétricas mostram a cena numa janela separada, ligeiramente descentrada relativamente à objectiva. Essa visualização não representa problema nenhum, excepto na fotografia de close-up onde o chamado erro de paralaxe gera uma visualização ligeiramente diferente da que a objectiva “vê”, por isso, um assunto que apareça centrado no visor não ficará centrado na imagem final. Os visores letemétricos, como os da Leica, têm uma área mais luminosa que enquadra a área da cena que será captada por objectivas de diferentes distâncias focais.

É possível que veja sempre mais que o que a objectiva vai captar, por isso pode fazer ajustes precisos no enquadramento e antecipar os desvios no fotograma.

• Os visores electrónicos utilizam um pequeno ecrã LCD incorporado no visor, que apresenta o mesmo tipo de visualização TTL (através da objectiva) registada pelo sensor de imagem. Muitas destas câmaras permitem-lhe escolher entre o ecrã e o visor, e ambos mostram exactamente a mesma cena e a mesma informação. Uma vez que estes visores são electrónicos é possível ver os menus e alterar os parâmetros sem tirar a câmara do olho. Isto é extremamente útil em dias muito luminosos, em que a leitura do ecrã é dificultada pelo brilho. Estes visores também são óptimos para quem usa óculos, uma vez que têm um controlo de ajuste de dioptrias para o ajudar a focar os menus e as imagens, mesmo sem óculos. As maiores lacunas destes visores são a sua taxa de refrescamento e a resolução. Uma taxa de refrescamento lenta significa que quando move a câmara visualização no ecrã da cena para onde está a apontar a câmara é retardada. Ao fazer panning, o ecrã parece saltar entre fotogramas. Em algumas câmaras o refrescamento é interrompido quando o obturador é premido até meio para fixar o foco, por isso a imagem que capta pode ser diferente da imagem que viu. A baixa resolução destes visores tornam difícil ter uma noção exacta daquilo que está a fotografar. Não é possível ver os pequenos detalhes, as cores e os tons como eles são realmente.

Relativamente ao visor, estes são alguns aspectos que deverá considerar:

• Com a excepção dos visores telemétricos em que é possível ver uma área maior que a que será captada, a maioria dos visores mostram apenas 95% da cena.

• As protecções oculares são necessárias nas reflex, para impedir que a luz entre pelo visor quando utiliza o temporizador ou um controlo remoto e não está a bloquear a luz ao olhar pelo visor.

• Os visores das câmaras de apontar-e-disparar não mostram informações importantes como os parâmetros de focagem e exposição.

• As câmaras com objectivas fixas e visores electrónicos diferem das reflex na medida em que não utilizam um espelho móvel para direccionar a luz para o visor.

• Algumas câmaras podem ser conectadas ao televisor enquanto fotografa, permitindo partilhá-las com outras pessoas à medida que as vai captando. Isto facilita a interacção entre um grupo que esteja a acompanhar as suas sessões fotográficas.


Sem comentários: