sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Como Avaliar a Exposição Automática I

Uma subexposição de dois
incrementos manteve o fundo
escuro e expôs correctamente as
áreas iluminadas pelo projector.
Quando uma cena é mais escura ou mais clara que um cinzento médio é necessário ajustar a exposição para captar a cena de forma realística. Para isso, os modos de exposição automática de muitas câmaras permitem aumentar ou diminuir a exposição em dois incrementos ou mais. Aqui apresentamos as definições mais comuns.

• +2 é utilizado quando a luz é extremamente contrastada e as áreas de sombra mais importantes são demasiado escura relativamente às áreas mais iluminadas.
 
• +1 é o mais apropriado para assuntos com luz lateral ou em contraluz, cenas de praia ou neve e para o pôr-do-sol ou outras situações que incluam uma fonte de luz intensa. É também o ideal para objectos muito luminosos.
 
• 0 (o valor predefinido) é mais indicado para cenas uniformemente iluminadas e quando as áreas de sombra importantes não são muito mais escuras que as áreas luminosas.
 
• -1 deve ser utilizado quando o fundo é bastante mais escuro que o assunto, como em cenas nocturnas, ou retratos em frente a uma parede muito escura.
 
• -2 é aplicado a cenas com contraste invulgar, como em cenas nocturna em que um fundo extremamente escuro ocupa grande parte da imagem e importa reter os detalhes das áreas mais luminosas.

1. Estes três cartões foram enquadrados de forma a preencher o visor quando a foto foi captada.

2. O sistema de exposição da câmara fez com que todos os cartões aparecessem a cinzento na fotografia. Apenas o cartão cinzento médio, ao centro, está correctamente exposto.

3. Aumentando a exposição do cartão branco e diminuindo a do cartão preto permitiu captá-los de forma realística. Para o cartão cinzento médio, ao centro, não foi necessário qualquer ajuste manual.



Sem comentários: