sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Como Avaliar a Exposição Automática II

A maioria das câmaras digitais facultam formas de ignorar o sistema de exposição para conseguir a exposição pretendida. As opções mais comuns são a compensação da exposição, o bloqueador da exposição e o bracketing da exposição automática.

Compensação da Exposição
Pode tornar uma imagem mais clara ou escura alterando a velocidade do obturador ou a abertura, mas apenas no modo manual. Nos outros modos, quando muda um dos parâmetros o outro é automaticamente alterado, para manter a exposição
Este é o ícone
universalmente
reconhecido para a
compensação da
exposição.
constante. A opção de compensação da exposição é utilizada para captar uma imagem mais escura ou mais clara que a que seria produzida automaticamente pela câmara. Para clarear uma foto, deve aumentar a exposição; para escurecê-la, deve diminuir a exposição. A quantidade em que o faz é especificada em incrementos. Se escolher um valor positivo (+) a imagem ficará mais luminosa. Se seleccionar um valor negativo (-) ficará mais escura. É fácil utilizar as compensações da exposição, já que a maioria das câmaras apresenta uma escala para guiar o fotógrafo e é possível pré-visualizar o efeito dessas alterações no monitor, se a câmara permitir enquadrar aí as imagens. Pode também verificar a imagem no modo de revisão ou de reprodução e até, em muitas câmaras, verificar o histograma.

Muitas câmaras digitais
apresentam uma escala
quando utilize a
compensação da exposição.
Quando ajusta a compensação da exposição pode fazê-lo em incrementos inteiros ou em ajustes mais minuciosos – normalmente um meio ou um terço de incremento. Na maioria das câmaras, quando acede a este comando é apresentada uma escala. O “0” indica a exposição definida pela câmara. À medida que ajusta a exposição ao longo da gama positiva (+) a imagem fica mais clara; e à medida que percorre a gama negativa (-) ela fica mais escura. Aqui pode ver os resultados com ajustes desde +2 (à esquerda) a -2 (à direita). Os efeitos das alterações na imagem são notórios.

O histograma à esquerda mostra que a imagem está sobreexposta e os píxeis na extremidade direita (as altas luzes) estão sem informação. A utilização da compensação da exposição na captura da imagem deslocou o histograma para a esquerda (em baixo, à esquerda). Com este ajuste os detalhes das sombras e das altas luzes foram registados.

Premir o obturador até meio
bloqueia a exposição e
premi-lo completamente
capta a imagem.
Bloquear a Exposição Automática (AE Lock)
Pode ajustar a exposição bloqueando exposição automática (AE Lock). Para isso, aponte a câmara para a área da cena em que quer fazer a leitura (a medição Pontual funciona melhor), prima o obturador até meio para calcular a exposição (e focar) e bloqueie-os. Enquanto continua a premir o botão do obturador, reenquadre e capte a imagem utilizando essas definições.

Algumas câmaras têm uma função AE Lock que permite bloquear a exposição independentemente do foco. Primeiro prima o obturador até meio para  medir a exposição, depois prima o botão AE Lock para a manter bloqueada enquanto capta a imagem. Depois pode soltar o obturador, reenquadrar a imagem e premir o obturador até meio para definir o foco.

1. Aponte a câmara para a área onde quer fazer a leitura – neste caso ela está no centro.
Prima o obturador até meio para bloquear a exposição e o foco.
2. Sem soltar o obturador, componha a imagem como pretender e prima totalmente o obturador para tirar a foto.
Um ícone comum para o botão AE Lock.
Se a imagem fosse captada sem antes bloquear a exposição, ficaria demasiado escura, porque o fundo influenciaria a exposição.

Algumas câmaras permitem
seleccionar o número de
disparos e o incremento de
exposição entre cada uma
delas. Aqui, a escala não
tem bracketing (em cima),
e, nas imagens seguintes,
está definida para um, dois
e três incrementos de
diferença entre as
exposições.
Bracketing da Exposição Automática (AEB)
Para se certificar que consegue a melhor exposição utilize o bracketing da exposição automática (AEB) para captar uma série de fotos – cada uma das quais com uma exposição ligeiramente diferente. Este processo funciona como uma variante automatizada da compensação da exposição. Algumas câmaras permitem especificar o número de exposições, entre 3 e 5, e a alteração da exposição entre cada imagem. Há câmaras que captam as imagens todas com um único disparo do obturador, outras captam uma de cada vez que carrega no obturador. Alguns modelos de câmaras utilizam o mesmo método para controlar a balanço de brancos e até a focagem.
O ícone standard para o
bracketing de exposição
automática.

O bracketing faculta-lhe uma série de imagens com  exposições diferentes.



Sem comentários: