sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Controlar a Nitidez


ma das primeiras coisas que repara imediatamente numa fotografia é se ela está ou não nítida. As fotografias muito nítidas revelam detalhes ainda mais ricos que aqueles que poderia notar na cena original. Se a imagem não estiver toda nítida, o olhar do observador é imediatamente conduzido para a área que está. Se as suas imagens não estiveram tão nítidas quanto gostaria, pode analisá-las para identificar o que está mal.
  • Foco. Se a imagem parecer completamente suavizada, ou se o assunto principal estiver desfocado mas as outras partes da imagem nítidas, a focagem da câmara estava incorrecta ou provavelmente estava demasiado próximo do motivo principal.
  • Profundidade de campo. Se a área central da imagem estiver mais nítida do que o fundo ou do que o primeiro plano não, não tem profundidade de campo suficiente.
  • Movimento da câmara. Se a imagem está toda tremida e desfocada, sem qualquer área nítida, a câmara oscilou durante a exposição. Alguns pontos aparecem como linhas e os contornos não estão definidos.
  • Movimento do assunto. Quando parte da imagem está nítida mas um objecto em movimento aparece desfocado, a velocidade do obturador estava demasiado lenta.

Sem comentários: