sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Aumentar a sensibilidade (ISO)

Normalmente muda-se o ISO através de
um disco ou do menu.
Uma forma de melhorar a nitidez em situações de pouca luz é aumentar a sensibilidade da câmara. Isto funciona em lugares como teatros e ginásios em que os assuntos estão demasiado distantes para utilizar o flash e precisa de uma velocidade de disparo rápida para eliminar o desfoco. É também um bom meio de captar imagens sem flash em concertos ou museus, em que a sua utilização não é permitida.

A sensibilidade normalmente é especificada como parâmetros ISO, tal como acontecia com a velocidade da película. (ISO é uma definição standard da International Standards Organization que designou as velocidade das películas. Não há nenhum standard para as câmaras digitais, mas a sensibilidade do sensor à luz é definida como um ISO equivalente. Aumentar a sensibilidade da câmara ou o ISO significa que é
Há filmes de várias sensibilidades
ISO, como este de ISO 100 e
800, da Samsung.
preciso menos luz para captar correctamente uma imagem, por isso, pode utilizar uma velocidade do obturador mais rápida para congelar a acção ou reduzir o desfoco provocado pelas oscilações da câmara. A sensibilidade de uma câmara pode ir de 50 a 6400, uma gama de 8 incrementos (stops), mas a maioria oferece escala de definições menor. O preço a pagar por utilização das sensibilidades mais altas - é o aparecimento de ruído – píxels de cores aleatórias espalhados pelas áreas mais escuras da imagem. Quanto mais aumenta a sensibilidade, maior é a probabilidade de aparecer ruído. Isso acontece porque o aumento do ISO nas câmaras digitais é feito através da amplificação dos sinais captados pelos fotodíodos do sensor – semelhante a aumentar o volume do rádio. Desta forma, a luz fraca pode tornar-se mais luminosa mas, infelizmente, amplificar a imagem também aumenta o ruído.

Muitas câmaras têm um ou mais modos de redução do ruído, concebidos para diminuir ou eliminar o ruído causado por sensibilidades ISO altas ou exposições longas. Algumas permite-lhe ligar esses modos ou defini-los para Automático para que sejam aplicados apenas a imagens que precisem.

Esta foto foi captada do topo do Empire State Building, sem um tripé. Para que
isso fosse possível, o ISO foi aumentado até que fosse possível utilizar a
velocidade do obturador mais rápida. Na imagem original há muito ruído visível,
sobretudo nas áreas mais escuras.


Sem comentários: