A técnica de panning permitiu arrastar o fundo e criar uma imagem impressionista desta coruja. |
A utilização criativa do desfoco pode originar fotografias muito interessantes – especialmente quando capta a expressão do movimento. A velocidade do obturador pode ser utilizada para desfocar a imagem na íntegra ou apenas objectos que se deslocam a alguma velocidade. Por vezes, pode não fazê-lo deliberadamente, mas acaba por tirar benefícios de um acidente feliz. De dia, ou de noite, todos os assuntos em movimento são sérios candidatos ao desfoco criativo. A única limitação é conseguir utilizar uma velocidade do obturador suficientemente lenta com luz intensa.
Uma forma de usar o desfoco criativamente é fazendo com que a câmara se desloque na mesma direcção de um assunto em movimento (panning). Assim pode criar uma imagem com o assunto relativamente nítido contra um fundo desfocado ou arrastado. Para dominar a técnica deve seguir o assunto com a câmara num movimento suave e controlado, depois carregar no obturador cuidadosamente ao mesmo tempo que mantém o assunto na mesma posição no visor. Esta técnica exige prática, por isso tire todas as imagens que conseguir. Os resultados são um pouco imprevisíveis, porque o movimento do seu corpo funciona como outra variável que influencia o resultado final.
Aqui, uma velocidade de obturação rápida permitiu congelar tudo, excepto a bola. |
Aqui, uma velocidade do obturador rápida foi suficientemente lenta para desfocar as pessoas em movimento e manter o resto da imagem focada. |
Para captar o movimento pode tentar:
- Desfocar as imagens em condições de luz escassa. Com luz forte, o obturador vai abrir e fechar demasiado rapidamente.
- Optar pelo modo de Prioridade ao Obturador e escolher uma velocidade lenta.
- Em algumas situações, pode preferir desligar o flash e tentar desfocar assuntos próximos.
- Utilizar um filtro de densidade neutra para conseguir uma velocidade do obturador mais lenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário