domingo, 12 de abril de 2015

Country e folk

A identidade singular da música country nasce nos EUA oriunda da herança da música popular britânica e europeia. Técnicas sofisticadas de dedilhar a guitarra acústica com cordas de aço acompanhavam canções e danças. Com o violino e o banjo, a guitarra permitiu estabelecer as fundações do estilo bluegrass. Depois da década de 40, a guitarra eléctrica ganha popularidade começando a emergir os acordes melódicos e os solos do estilo country. Actualmente a música country é muito diversificada, tendo influencias tradicionais e do rock.

A famosa guitarrista francesa Ida Presti (1924-1967) tocou em duo com Alexandre Lagoya (1929-1999) e fez gravações notáveis.

Na América do Norte, as estilos da guitarra folk e country praticamente não se distinguiam até às décadas de 50 e 60, quando a guitarra folk aparece como instrumento de predilecção para acompanhar os compositores-interpretes de canções. A musica folk também atraiu o interesse de alguns guitarristas da Grã-Bretanha que utilizaram o instrumento para fazerem renascer as tradições perdidas e explorarem os estilos indígenas de todo o mundo. Com o aparecimento da guitarra eléctrica o folk rock revelou-se uma síntese dinâmica da tradição e da modernidade. Nos últimos anos, o folk difundiu-se por todo o mundo, explorando e revelando a herança das culturas indígenas, com guitarra eléctrica ou acústica.


Gillian Welch (n. 1967) toca guitarra com grande sensibilidade num estilo country-folk.


in

Sem comentários: