sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Balanço de Brancos

Apesar de a luz do Sol, ou de uma lâmpada parecer ser branca, ela realmente contém uma mistura de todas as cores, sendo que as suas proporções afectam a cor da cena que é iluminada. Normalmente não conseguimos ver as diferenças, porque os nossos cérebros as compensam automaticamente. No entanto, há situações em que o efeito é tão intenso, que não podemos deixar de o notar. Por exemplo, quando o nascer ou o pôr-do-Sol projectam um brilho quente e avermelhado sobre tudo aquilo que iluminam. A cor da luz com a qual fotografamos é especificada pela sua temperatura em graus Kelvin, assim como a temperatura ambiente é especificada em graus Celsius.

A luz “branca” contém, na realidade, luz de cores diferentes. A projecção geral das cores muda consoante as mudanças das suas proporções. À medida que a temperatura de cor aumenta, passa pelas cores vermelho, laranja, amarelo, branco, e branco azulado, por essa ordem. Para o visualizar, imagine um ferreiro a aquecer uma barra de ferro. Primeiro fica vermelha, depois, à medida que a sua temperatura aumenta, torna-se branca e depois azulada. A luz de dia contém proporcionalmente mais radiações do extremo azul do espectro. A luz incandescente contém mais radiações do extremo vermelho.
A luz fluorescente tem várias temperaturas de cor, dependendo do tipo de lâmpadas. Algumas são equilibradas para a luz de dia.

O brilho quente que ilumina uma cena durante o pôr ou o nascer do Sol é geralmente bem-vindo, e até mesmo procurado pelos fotógrafos. No entanto, as dominantes de cor introduzidas por outras fontes de luz são geralmente inconvenientes, porque as cores das fotografias não se assemelham àquelas que nos lembramos. Para eliminar as dominantes de cor e capturar imagens com cores que parecem ter sido captadas ao meio-dia, é usado o sistema de balanço de brancos da câmara. Este sistema ajusta as imagens para que as cores sejam captadas da maneira que as vemos, independentemente da fonte de luz. Por exemplo, o parâmetro para luz fluorescente compensa a luz esverdeada das lâmpadas fluorescentes e o parâmetro para luz de tungsténio compensa a cor mais quente e avermelhada das lâmpadas de tunsténio.

Ícones típicos de balanço de
brancos (no sentido dos ponteiros
do relógio, a partir de cima): Auto
(AWB), manual, flash, fluorescente,
tungsténio, nublado, sombra e luz
de dia.

Muitas câmaras digitais oferecem vários parâmetros de balanço de brancos, a maior parte deles para situações de iluminação específicas.

Automático (geralmente usado por defeito). Funciona numa grande variedade de condições de iluminação.

Daylight (luz de dia). É usado para fotografar em exteriores, com luz do Sol. Quando fotografa em interiores, se gosta do brilho quente das luzes incandescentes, pode captá-lo com este parâmetro.

Cloudy (nublado). É usado para fotografar em exteriores com céu com nuvens, ou totalmente encoberto.

Incandescent ou tungsten (incandescente ou tungsténio). É usado para fotografar em interiores, sob iluminação incandescente.

Fluorescent. É usado para fotografar em interiores, sob lâmpadas fluorescentes.

Flash. É usado para fotografar com o flash. Como o a luz do flash é equilibrada para luz de dia, também é ideal para eliminar dominantes de cor de certas situações de iluminação

Color temperature (temperatura de cor). Permite usar um parâmetro específico da escala de Kelvin. Num estúdio, onde conhece a temperatura de cor das luzes, é possível ajustar a câmara para que a sua temperatura de cor corresponda exactamente à das luzes. Noutros parâmetros é possível usar um colorímetro para determinar o valor da temperatura a usar.

Manual. Permite ajustar manualmente o balanço de brancos, ao apontar a câmara para uma folha de papel branco ou um cartão cinzento.
À medida que altera o balanço de brancos, pode verificar os resultados no monitor, durante a sessão, se a sua câmara permite usá-lo para compor imagens, ou no modo de reprodução, depois de capturar a imagem. Se examinar as imagens com cuidado, é possível verificar que algumas áreas brancas têm alguma dominante de cor. (Pode ampliar a imagem para ver melhor os detalhes).
Se as suas imagens tiverem uma dominante de cor, é normalmente fácil eliminá-la em alguns programas de edição de imagem. Por exemplo, no Lightroom, basta clicar numa área de cor neutra com o selector de balanço de brancos.

O selector de balanço de brancos do Lightroom.
Os ajustes de balanços de brancos da câmara podem afectar em larga escala as cores obtidas. Aqui, o mesmo objecto foi fotografado com dois ajustes diferentes – daylight, ou luz de dia (em cima, à esquerda), que proporciona tons mais quentes, e auto ou tungsténio (em baixo, à direita), que reproduz as cores de uma forma mais realista.
Estas duas fotografias foram tiradas com a mesma iluminação, mas com câmaras diferentes. Tanto o cinzento do fundo, como o amarelo, são significativamente diferentes
Uma maneira de assegurar a obtenção de cores perfeitas numa fotografia, é através do uso de um colorímetro, que mede a temperatura de cor exacta para cada cena.
As luzes de tungsténio criam um
poço de luz, que o balanço de
brancos é capaz de captar com
exactidão. No entanto, a luz que
entra pelas janelas vai fazer com
que as áreas de sombra tenham
uma dominante de cor azul.
Idealmente, todas as fontes de luz deveriam ter a mesma temperatura de cor, para que o sistema de balanço de brancos da câmara pudesse captar as cores de uma forma perfeita. Isso é o que se passa num estúdio. No entanto, a situação mais comum é uma cena ser iluminada por várias fontes de luz diferentes. Por exemplo, em interiores, é habitual termos luz ambiente vinda de uma janela e luz directa de lâmpadas de tungsténio ou fluorescentes. Em exteriores, um objecto pode ser iluminado de um lado pela luz do sol, e do outro pela luz reflectida por uma parede colorida.

Quando é escolhido um balanço de brancos específico, este só está preparado para equilibrar a cor de um dos tipos de luz que iluminam uma cena. As outras fontes de luz causarão dominantes de cor, especialmente em áreas de sombra, ou partes do objecto mais afastadas da fonte de luz mais clara, para a qual o balanço de brancos da câmara está ajustado. Por exemplo, se a luz reflectida do céu azul está a iluminar áreas de sombra, estas áreas terão uma tonalidade azulada. Em conjunto com a selecção de um ajuste de balanço de brancos, algumas câmaras oferecem alternativas para assegurar que se captam as cores desejadas.

Uma forma de eliminar problemas
de balanço de brancos é usar
o flash, já que este tem a
mesma temperatura de cor
do que a luz de dia.
O bracketing de balanço de brancos permite tirar uma fotografia, que depois é processada com uma série de ajustes de balanços de brancos. Pelo menos uma das imagens tem o ajuste especificado, e as outras são mais avermelhadas ou mais azuladas.

O comando de ajuste rigoroso permite ajustar manualmente o balanço de brancos para tornar as cores mais quentes ou frias.

A saturação controla a intensidade da cor de uma imagem. Algumas câmaras permitem aumentar ou diminuir a saturação.

O modo RAW não usa um balanço de brancos específico, excepto para as pré-visualizações ou miniaturas. O balanço de brancos desejado é seleccionado mais tarde, quando a imagem é editada no computador. Esta situação é ideal, visto que torna possível mudar o balanço de brancos, ao mesmo tempo de se observa a imagem, e todos os efeitos de cada alteração. Se o resultado não for satisfatório, é possível experimentar outros ajustes.

O uso do flash é uma maneira de eliminar dominantes de cor, porque ele tem a mesma temperatura de cor, que a luz de dia.

Com recurso a um programa como o Lightroom, é possível determinar o balanço de brancos de uma imagem RAW, depois de esta ter sido fotografada.

Sem comentários: