sexta-feira, 21 de agosto de 2015

De Onde Vem a Cor?

Porque é que vemos cores? A luz do sol ou de uma lâmpada parece não ter uma cor particular. Parece ser apenas luz “branca”. No entanto, se passarmos a luz por um prisma, é possível vermos que ela na realidade contém todas as cores, o mesmo efeito que ocorre quando gotículas de água na atmosfera transformam a luz num arco-íris. Um objecto colorido, tal como uma folha parece ser verde porque quando é atingido pela luz, reflecte apenas os comprimentos de onda de luz verde, absorvendo todos os outros. Um objecto branco, tal como um bem-me-quer, reflecte a maioria dos comprimentos de onda que o atingem, absorvendo apenas alguns. Um objecto preto absorve a maioria das cores, e reflecte apenas algumas. Tintas, corantes ou pigmentos em impressões a cores também absorvem e reflectem seletivamente certos comprimentos de onda de luz, produzindo assim o efeito de cor.

Apesar da luz do Sol parecer incolor ou “branca”, ela contém realmente uma escala de cores semelhante ao arco-íris. É possível ver estas cores, com recurso a um prisma.
Os objectos brancos reflectem a maioria dos comprimentos de onda, da luz que os ilumina. Quando todos esses comprimentos de onda são combinados, nós vemos branco. Por outro lado, quanto todos eles são absorvidos, vemos preto.
Um objecto verde, como uma folha, reflecte apenas os comprimentos de onda que criam o efeito visual do verde. As outras cores presentes na luz são absorvidas pela folha.

Sem comentários: