terça-feira, 18 de agosto de 2015

Melanita nigra, Negrola, Pato-negro


Taxonomia
Aves, Anseriformes, Anatidae.
 
Tipo de ocorrência
Invernante.
 
Classificação
EM PERIGO -– EN (B1ab(i,iii,v)+2ab(i,iii,v))
Fundamentação: Espécie que ocorre numa única localização da costa portuguesa, na faixa costeira marinha entre o Cabo da Roca e a Foz do Douro (inferior a 120 km2). Tem apresentado declínio continuado da extensão de ocorrência, área de ocupação e do número de indivíduos maturos.

Distribuição
A sua área de distribuição estende-se pelo Norte da Escócia e Irlanda, Islândia, Norte da Escandinávia, Rússia e Sibéria, constituindo estas as suas principais áreas de reprodução.

Inverna ao largo das costas Ocidentais da Europa.
 
Em Portugal a sua distribuição é costeira, ocorrendo quase exclusivamente entre o Cabo da Roca e a Foz do Douro (Costa & Guedes 1996). Nos últimos 20 anos observou-se uma redução dramática da sua extensão de ocorrência na costa portuguesa, dado que anteriormente era observada ao longo de toda a costa portuguesa.

População
Os efectivos desta espécie recenseados entre 1992 e 1996 (Rufino et al. 1996) e posteriormente em 2000 (Encarnação V, Neves R & Rufino R dados não publicados), registam valores muito irregulares e oscilando entre os 6.000 e os 27.000 indivíduos.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

Habitat
Ocorre quase exclusivamente na faixa marítima costeira, de baixa profundidade. Por vezes, em situações de mau tempo pode refugiar-se em estuários ou lagoas costeiras. A degradação do habitat, por diminuição da sua presas alimentares, está na origem da redução dramática da sua extensão de ocorrência e área de ocupação na costa portuguesa, registada nas duas últimas décadas.

Factores de Ameaça
O principal factor de ameaça desta espécie é a sobrexploração de bivalves, sua base alimentar, verificada ao longo da faixa costeira continental. Este factor levou ao abandono de uma vasta área pela espécie, em virtude do esgotamento dos  stocks de  bivalves existentes.

À semelhança de outras aves marinhas, esta espécie pode ser gravemente afectada por derrames de hidrocarbonetos.

Medidas de Conservação
A conservação da negrola requer a promoção da exploração sustentável dos bivalves na costa portuguesa.

Esta espécie, tal como a maioria das aves marinhas, beneficiaria largamente do seguimento mais atento dos riscos de derrames de hidrocarbonetos.

É importante assegurar a monitorização dos efectivos invernantes.

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: