sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Compreender a Distância Focal

A distância focal de uma
objectiva determina o
seu ângulo de visão.
A distância focal da objectiva tem influência sobre as suas imagens e é uma ferramenta criativa importante. Nas câmaras com objectiva fixa a distância focal é alterada através do zoom. Nas câmaras reflex digitais também é possível fazê-lo mudando de objectiva. Os diferentes tipos de objectivas são designados por vários sinónimos que podem criar confusões.

• Grande-angular, distância focal curta, objectiva curta e zoom out (afastamento com o zoom) referem-se à mesma coisa – objectivas que captam uma grande extensão de uma cena.
 
• Teleobjectiva, distância focal longa, objectiva longa e zoom in (aproximação com o zoom) também se referem ao mesmo – objectivas que aproximam assuntos distantes.
 
A distância focal que escolhe é uma opção criativa porque tem dois efeitos nas suas imagens:
 
• O ângulo de visão refere-se à quantidade da cena que a objectiva cobre. As objectivas olho-de-peixe - as mais abrangentes de todas - podem captar 180 graus. Á medida que faz zoom in, ou muda de objectiva para aumentar a distância focal, o campo de visão fica mais pequeno e pode isolar pormenores de uma cena sem ter de se aproximar do assunto.
 
• A Ampliação/Magnificação está relaciona com o ângulo de visão da objectiva. Quando utiliza uma objectiva de distância focal curta, ou faz zoom out para incluir uma área extensa da cena, todos os objectos são diminuídos para caberem na imagem. Ao fazer zoom in, ou quando utiliza uma objectiva de distância focal longa, consegue uma ângulo de visão mais apertado, por isso os objectos na cena parecem maiores.
 
A distância focal das objectivas baseia-se em características físicas, por isso são valores absolutos. No entanto, determinada distância focal pode corresponder a uma objectiva grande-angular numa câmara e uma teleobjectiva noutra. Isso deve-se ao facto de a designação “grande-angular” ou “teleobjectiva” depender do tamanho do filme ou do sensor da imagem utilizado. Á medida que esses se tornam mais pequenos, a distância focal é aumentada. Nas câmaras digitais actuais utilizam-se vários tamanhos de sensores de imagem. Por essa razão, são necessárias diferentes distâncias focais para projectar um círculo da imagem que cubra por completo o sensor das diferentes câmaras. Devido à confusão que isto causa, a maioria dos fabricantes de câmaras atribuem a distância focal efectiva das suas objectivas e depois uma distância focal equivalente que corresponda ao formato de 35 mm. Por exemplo, uma câmara pode ter uma objectiva de 7.7 mm (equivalente a 50 mm numa câmara de 35 mm). Uma vez que os equivalentes digitais variam muito, neste livro adoptamos as distâncias focais correspondentes ao formato 35 mm, porque são mais familiares.
 
A influência do tamanho do sensor na distância focal não se aplica apenas às câmaras com objectiva fixa. As reflex digitais também são adaptadas ao formato 35 mm e utilizam objectivas concebidas para projectar um círculo de imagem suficientemente grande para cobrir um fotograma de filme 35 mm. Quando estas objectivas são utilizadas em câmaras digitais o ângulo de visão captado na imagem depende do tamanho do sensor que se encontra neste círculo de imagem.
 
• Quando o sensor tem um tamanho correspondente a um fotograma de película de 35 mm, chamado sensor full-frame ou de tamanho integral, o ângulo de visão, e consequentemente a distância focal, é igual à que seria na versão de uma câmara de filme.
 
• Quando o sensor da imagem é mais pequeno que um fotograma de filme, como muitos são, captura uma área mais pequena do círculo, diminuindo a distância focal da objectiva para um factor de 1,5 x ou mais comparativamente á distância focal indicada na objectiva. Dessa forma, uma objectiva de 100 mm numa câmara de filme será de 150 ou 160 mm na versão digital. Nas câmaras digitais esta multiplicação funciona com toda a gama de objectivas, tornando as objectivas grande-angular menos amplas e as teleobjectivas mais abrangentes.

Uma objectiva projecta a imagem como um círculo. O tamanho da película ou do sensor da imagem determina a dimensão da área que será captada. Aqui, os fotogramas (desde o mais pequeno ao maior) mostram a área captada por uma película de 35 mm, ou um sensor de tamanho equivalente, mas também por um sensor APS-H e um APS-C, respectivamente.
Um sensor mais pequeno penaliza-o quando o utiliza com uma objectiva de distância focal mais pequena (em cima, à esquerda). O sensor capta uma parte mais reduzida do círculo da imagem (a linha exterior a branco) que uma câmara com um sensor de tamanho equivalente ao 35 mm, ou de filme, que tem uma distância focal efectiva mais abrangente.
Um sensor menor dá-lhe um bónus quando utilizado com uma objectiva de distância focal  longa ou objectiva macro (em baixo, à direita). O sensor de imagem mais pequeno capta uma parte do círculo da imagem menor (a linha exterior a branco), ampliando o assunto.
Grande parte dos fabricantes de câmaras que utilizam sensores de imagem mais pequenos nas suas reflex digitais disponibilizam objectivas especialmente criadas para esses sensores. Por criarem um círculo de imagem mais pequeno, essas objectivas podem ser mais leves e mais baratas. No entanto, se trocar a sua câmara por outra com um sensor de tamanho equivalente ao 35 mm não poderá utilizar essas objectivas, porque o círculo da imagem será demasiado pequeno para abranger todo o sensor. Os fabricantes de câmaras tornam isso evidente, desenhando sistemas de montagem de objectivas incompatíveis com câmaras de sensor equivalente ao 35 mm.
 
Escalas de profundidade de campo
Algumas objectivas grande-angular têm uma escala de profundidade de campo que lhe permite definir o foco para a distância hiperfocal e utilizar a “zona de focagem” (ver capítulo 4).

As câmaras reflex digitais
utilizam ligações electrónicas
para definir a abertura da
objectiva e ajustar o foco.
Distância de focagem mínima
A distância de focagem mínima de uma objectiva determina o quão próximo pode estar de um assunto para poder focá-lo. Normalmente as objectivas de distância focal mais curta permitem-lhe aproximar-se mais. Por exemplo, a objectiva de 14 mm da Canon permite-lhe aproximar-se até cerca de 30 cm e a de 600 mm até cerca de 5,5 m. Estas informações costumam estar disponíveis no manual ou nas especificações das objectivas.
 
OEM e fabricantes terceiros de objectivas
A Canon e a Nikon fabricam as suas próprias séries de objectivas para as suas câmaras, o que as coloca em vantagem relativamente a outros fabricantes de reflex digitais. Uma vez que desenvolver uma linha de objectivas é extremamente dispendioso, há apenas duas formas de as companhias mais pequenas ultrapassarem esta questão.

• A forma mais fácil consiste em licenciar o sistema de montagem das objectivas de um dos fabricantes principais, para que essas objectivas funcionem com as suas câmaras. A Fujifilm fez isso com a Nikon, por isso pode comprar uma câmara Fujifilm e utilizá-la com objectivas Nikon. A Sony também adquiriu a Minolta e utiliza o seu sistema de montagem de objectivas em várias câmaras e objectivas novas.

Parece ficção científica, mas
as lentes líquidas que focam
alterando a forma, estão a
ser utilizadas em alguns
telemóveis com câmara.
Cortesia da Varioptics.
• Uma forma mais dispendiosa é juntar-se a outros fabricantes para partilhar os custos do desenvolvimento dos produtos. A Olympus (juntamente com outros fabricantes como a Kodak, a Fuji Photo Film, a Panasonic, a Sanyo e a Sigma) fez isso com o sistema QuatroTerços.

Há também fabricantes terceiros independentes que produzem objectivas. Para reduzir os custos, as suas objectivas podem ser utilizadas em mais do que uma câmara adaptando o sistema de montagem - por vezes através de um adaptador. Muitas destas objectivas são bastante boas e normalmente mais baratas que as dos fabricantes das câmaras.
 
Objectivas antigas
As câmaras reflex digitais têm ligações electrónicas para definir a abertura do diafragma e ajustar o foco. Quando passa para o digital pode assumir que as suas objectivas antigas vão funcionar com a câmara nova, mas isso depende de quão antiga ela é. As objectivas de montagem mecânica não são compatíveis com as câmaras digitais e mesmo objectivas mais antigas com ligações electrónicas podem não funcionar ou perder algumas das suas funcionalidades.


Sem comentários: