domingo, 28 de fevereiro de 2016

Grandes Guitarristas XI


Inspirado por grandes músicos como o guitarrista country Jimmy Bryant e o guitarrista rock Cliff Gallup, bem como por numerosos homens de jazz, Albert Lee atinge um incrível nível técnico e um perfeito domínio da guitarra country. Imprime a este estilo um novo sopro e enriquece o seu vocabulário com uma técnica de picking, conferindo-lhe um ritmo arrebatador e uma tonalidade metálica.

Lee consolida a sua fama de guitarrista talentoso com o álbum Hiding (1979), onde figura "Country Boy",  um instrumental rico em variações fascinantes que testemunham a mestria da sua técnica. Com uma tonalidade fresca e cortante, cria linhas melódicas com motivos enérgicos graças a passagens em cordas duplas perfeitamente dominadas e efeitos como o muting ou a reverberação. Tem tocado com grandes músicos, dos Everly Brothers a Eric Clapton. A sua articulação e musicalidade incisivas renovam e enriquecem a técnica country tradicional.


Guitarrista com uma técnica fingerpicking ímpar, Adrian Legg utiliza uma variedade de acordes abertos e voicings originais bem como notas puxadas em duas ou três cordas para produzir variações com articulações fluídas e arpejos rápidos que ilustram como domina a melodia e o contraponto.

Marcada por uma grande espiritualidade, a sua música evidência influencias clássicas, cruzamentos musicais e outras referencias. O álbum Technopicker (1983) ilustra este estilo ímpar, com "Pass The Valium", rico em linhas legato fluídas e de uma agressividade contida, ou "Een Kleyne Komedye" com técnicas folk e country brilhantes e futuristas.



in

Sem comentários: