sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Distância Focal Longa

Uma objectiva longa faz com que os
objectos distantes pareçam comprimidos
na imagem. Aqui foi utilizada uma
objectiva longa para “condensar” uma
cena de rua, nas montanhas Rocky,
em Colorado.
Uma objectiva de distância focal longa assemelha-se a um telescópio que amplia o seu assunto. É especialmente útil quando não pode (ou não quer) aproximar-se do assunto. As objectivas longas são as mas indicadas para vida selvagem, retratos e apanhados, ou sempre que a sua aproximação ao assunto possa incomodá-lo. À medida que a distância focal da objectiva aumenta a profundidade de campo diminui, por isso, tem de focar mais cuidadosamente. Uma objectiva longa também comprime visualmente o espaço, fazendo com que o objectos de uma cena pareçam mais próximos entre si do que o que realmente estão. O principal inconveniente das objectivas longas é o facto de muitas (mas não todas) terem uma abertura máxima pequena. Isto pode obrigá-lo a adoptar uma velocidade do obturador mais lenta. Uma vez que uma objectiva longa amplia
o movimento - tal como amplia o assunto - pode ter de usar um tripé em vez de segurar a câmara na mão. Se a sua câmara tiver uma objectiva fixa pode utilizar um conversor para teleobjectiva para conseguir uma distância focal ainda maior.
O alinhamento de camiões de cimento (em baixo, à direita) foi captado frontalmente com uma objectiva longa (em cima, à esquerda), dando a sensação de estarem muito mais próximos entre si do que realmente estão. Isto deve-se também à distância ao assunto e não apenas à distância focal da objectiva, mas é fácil obter o mesmo resultado com uma objectiva longa.
Uma objectiva longa é essencial para
muitas cenas de fotografia de
natureza.
Uma objectiva longa fez com que o sol pareça maior em relação aos
objectos do primeiro plano.
Estas duas fotos foram captadas
com a mesma câmara. Uma foi
tirada com o zoom óptico (à esquerda)
e a outra com o zoom digital a
partir de um ponto mais afastado
(à direita). A que foi captado
com o zoom óptico está muito
mais nítida.







Sem comentários: